{"id":6305,"date":"2023-06-01T11:06:24","date_gmt":"2023-06-01T14:06:24","guid":{"rendered":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/?p=6305"},"modified":"2023-06-01T11:06:49","modified_gmt":"2023-06-01T14:06:49","slug":"carlos-mauro-lanca-seu-segundo-ep-solo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/carlos-mauro-lanca-seu-segundo-ep-solo\/","title":{"rendered":"Carlos Mauro lan\u00e7a seu segundo EP solo"},"content":{"rendered":"\n

No mundo globalizado, em que culturas se misturam, \u00e9 mais do que natural que os artistas absorvam influ\u00eancias diversas e as levem para seus trabalhos combinadas das mais originais formas. E \u00e9 exatamente essa originalidade miscigenada que envolve quem ouve o novo trabalho do cantor e compositor Carlos Mauro: \u201cMeu Deus \u00e9 Bom<\/strong>\u201d, seu segundo EP de carreira solo a ser lan\u00e7ado no pr\u00f3ximo dia 31\/05 (quarta-feira), nas plataformas de streaming.<\/p>\n\n\n\n

Carlos Mauro foi l\u00edder da banda de rock A Mosca (1987-1993) e do grupo Tio Samba )1998-2018). Ent\u00e3o nem \u00e9 dif\u00edcil entender como ele se sente \u00e0 vontade nos mais diversos g\u00eaneros e ritmos musicais. O novo EP \u2013 da continua\u00e7\u00e3o de uma futura trilogia iniciada no EP \u201cA Favor dos Insetos<\/strong>\u201d, de 2022 \u2013 traz quatro composi\u00e7\u00f5es autorais e in\u00e9ditas: duas em parceria com o letrista Marcelo Diniz (\u201cDe Quem?<\/strong>\u201d e \u201cTerra \u00e0 Vista<\/strong>\u201d) e duas com letras do pr\u00f3prio Carlos Mauro (\u201cMeus Deus \u00e9 Bom<\/strong>\u201d e \u201cPar \u00e9 \u00cdmpar<\/strong>\u201d).<\/p>\n\n\n\n

Do mesmo modo que o EP anterior, \u201cMeu Deus \u00e9 Bom<\/strong>\u201d foi produzido inteiramente no esquema \u201chome studio<\/strong>\u201d, sem que o cantor e os m\u00fasicos tenham se encontrado pessoalmente \u2013 cada artista em sua pr\u00f3pria casa. E, mais uma vez, a produ\u00e7\u00e3o musical e a mixagem foram feitas pelo violonista, guitarrista e arranjador Bernardo Dantas, que tamb\u00e9m participou do Tio Samba e que foi fundador do Semente, grupo em que despontou a cantora Teresa Cristina.<\/p>\n\n\n

\n
\"\"
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

A faixa-t\u00edtulo deste trabalho fala de Deus de um ponto de vista n\u00e3o religioso. \u201cEmbora, por uma quest\u00e3o conceitual l\u00f3gica, s\u00f3 possa haver um \u00fanico Deus, todos n\u00f3s temos nossa forma de pens\u00e1-lo. At\u00e9 mesmo os ateus, que n\u00e3o acreditam nele\u201d<\/em>, observa Carlos Mauro. Ele conta que se inspirou na sequ\u00eancia inicial da \u201cQuinta Sinfonia\u201d de Beethoven para estruturar a melodia de \u201cMeu Deus \u00e9 Bom\u201d, definindo a can\u00e7\u00e3o como uma \u201cbossa nova barroca\u201d. \u201cApesar de ter sido composta inspirada na sequ\u00eancia inicial de quatro notas da \u2018Quinta Sinfonia\u2019 de Beethoven, conhecida como \u2018Sinfonia do Destino\u2019, a melodia se desenvolve em sua primeira parte como se fosse uma composi\u00e7\u00e3o barroca e na segunda parte vira um samba sincopado no estilo de Martinho da Vila. Por conta disso, a solu\u00e7\u00e3o para se criar uma unidade foi envolver toda a can\u00e7\u00e3o num ritmo de bossa nova<\/strong>\u201d,<\/em> explica Carlos Mauro.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 “Terra \u00e0 Vista<\/strong>“, que fala do colapso ambiental em que vivemos, \u00e9 um bai\u00e3o firmado numa linha de baixo estruturada em semicolcheias para dar uma sonoridade pesada, com um p\u00e9 no rock. “Enquanto De Quem?<\/strong>\u201d, expressando um sentimento de pertencimento amoroso, \u00e9 um sambalan\u00e7o com levada afro-pop-latina; e “Par \u00e9 \u00cdmpar<\/strong>“, um maxixe-rock \u2013 \u201cou um rock-maxixe<\/strong>\u201d, como brinca Carlos Mauro \u2013, com algumas acentua\u00e7\u00f5es de maracatu, falando da rela\u00e7\u00e3o entre a arte e seu espectador\/ouvinte\/fruidor.<\/p>\n\n\n\n

Esse caldeir\u00e3o de ritmos originalmente combinados \u00e9 de encher os olhos \u2013 ou seria de deliciar os ouvidos? \u2013 de qualquer pessoa criada na riqu\u00edssima cultura brasileira, deleitando-se, desde cedo, com os mais diversos sabores. Bom apetite! <\/p>\n\n\n\n

Ficha t\u00e9cnica:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Produ\u00e7\u00e3o, guitarras, viol\u00f5es, teclados, arranjos, mixagem em todas as m\u00fasicas, edi\u00e7\u00e3o de samplers de bateria e percuss\u00e3o em “De Quem?”, “Meu Deus \u00e9 Bom” e “Terra \u00e0 Vista”: Bernardo Dantas;<\/p>\n\n\n\n

Baixo em “De Quem?”, “Meu Deus \u00e9 Bom” e “Terra \u00e0 Vista”: Fabio Lessa;
Baixo em “Par \u00e9 \u00cdmpar”: Bruno Migliari;
Bateria em “Par \u00e9 \u00cdmpar”: Jean Philippe;
Trompetes em “De Quem?”: Maico Lopes;
Trombones em “De Quem?”: Fabiano Segalote;
Sax alto, tenor e bar\u00edtono em “De Quem?”: Marcio Arese;
Cavaquinho em “De Quem?”: Jo\u00e3o Callado;
Masteriza\u00e7\u00e3o do \u00e1udio e arte da capa: Carlos Mauro;
Fotos de divulga\u00e7\u00e3o: Gustavo Stephan.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

No mundo globalizado, em que culturas se misturam, \u00e9 mais do que natural que os artistas absorvam influ\u00eancias diversas e as levem para seus trabalhos combinadas das mais originais formas. E \u00e9 exatamente essa originalidade miscigenada que envolve quem ouve o novo trabalho do cantor e compositor Carlos Mauro: \u201cMeu Deus \u00e9 Bom\u201d, seu segundo […]<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":6306,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":true,"template":"","format":"standard","meta":{"sb_editor_width":"","_uag_custom_page_level_css":"","_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":false,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false},"version":2}},"categories":[299],"tags":[3231,3230,1206,892,3232],"class_list":["post-6305","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-musica","tag-ep","tag-globalizacao","tag-mpb","tag-musica","tag-rock"],"jetpack_publicize_connections":[],"relative_dates":{"created":"2 anos ago","modified":"2 anos ago"},"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2.jpg","uagb_featured_image_src":{"full":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2.jpg",998,562,false],"thumbnail":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-280x280.jpg",280,280,true],"medium":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-650x366.jpg",650,366,true],"medium_large":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-768x432.jpg",640,360,true],"large":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2.jpg",640,360,false],"1536x1536":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2.jpg",998,562,false],"2048x2048":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2.jpg",998,562,false],"shareaholic-thumbnail":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-640x360.jpg",640,360,true],"viral-pro-1300x540":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-998x540.jpg",998,540,true],"viral-pro-800x500":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-800x500.jpg",800,500,true],"viral-pro-700x700":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-700x562.jpg",700,562,true],"viral-pro-650x500":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-650x500.jpg",650,500,true],"viral-pro-500x500":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-500x500.jpg",500,500,true],"viral-pro-500x600":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-500x562.jpg",500,562,true],"viral-pro-360x240":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-360x240.jpg",360,240,true],"viral-pro-150x150":["https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/Carlos-Mouro_2-150x150.jpg",150,150,true]},"uagb_author_info":{"display_name":"Luciano Oliveira","author_link":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/author\/luciano-oliveira\/"},"uagb_comment_info":0,"uagb_excerpt":"No mundo globalizado, em que culturas se misturam, \u00e9 mais do que natural que os artistas absorvam influ\u00eancias diversas e as levem para seus trabalhos combinadas das mais originais formas. E \u00e9 exatamente essa originalidade miscigenada que envolve quem ouve o novo trabalho do cantor e compositor Carlos Mauro: \u201cMeu Deus \u00e9 Bom\u201d, seu segundo…","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6305","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=6305"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6305\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":6311,"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6305\/revisions\/6311"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/6306"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=6305"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=6305"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/folhakariocas.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=6305"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}