Ivanir Sonda é uma escultora gaúcha radicada em São Paulo, com um olhar eclético, estudou design de jóias, arte terapia na Escola Antroposofica Waldorf e Artes na Escola Panamericana de Artes em São Paulo – SP. Desde então a artista tomou gosto pela linguagem visual desenvolvendo um espírito curioso e grande senso estético, iniciando assim sua busca artística em cursos de escultura, desenho, História da Arte, tornando – se aluna do Curso Livre de Artes na Fundação Armando Alves Penteado (FAAP), em São Paulo-SP.
A sua busca evolutiva levou `a estudos que renderam frutos como exposições tanto no Brasil como no exterior, participando de premiações pela Casa de Portugal SP, Memorial da América Latina, Museu da Casa Brasileira, Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), entre outros.
Alem disso, a artista foi premiada na Exuberance of the Beauty ART Show na New Circle Art Gallery em Miami- FL (EUA ), medalha de ouro no Salao de Arte Comtemporanea – BUNKYO.
Sua sensibilidade e qualidade artistica fez com que a artista aprofundasse em pesquisas do setor e ao mesmo tempo que é evidenciada por seus trabalhos e criações procura utilizar diversas linguagens e materiais para expressar com sensibilidade e qualidade em suas obras trazendo uma investigação artística através do seu estudo adquirido ao longo do tempo .
Ivanir Sonda trabalha com arte desde 1995, com uma carreira em tempo integral. Suas esculturas são
contemporâneas e representam forma, cor e luz em um estilo geométrico abstrato através do uso de metais, principalmente aço inoxidável e bronze. Suas peças são únicas e cria um verdadeiro reflexo
das coisas que são importantes em sua vida através de belas peças com diferentes conexões que dão vida aos espaços.
Seu trabalho está sob curadoria de Rosita Cavenaghi, paulistana, formada em Arquitetura de Interiores pela Universidade de Santa Marcelina (SP), que ao passar dos anos começou a ter um novo olhar para artes plasticas, que, ao interagir com vários artistas decidiu estudar História da Arte e curadoria. Após 10 anos de estudo, Rosita Cavenaghi começou seu trabalho em curadoria junto a Galera Roberto Neves, onde assumiu sua gestão de alguns artistas escolhidos `a dedo. Com algumas exposições internacionais em Nova Iorque , Paris,Miami e Italia, onde Rosita enxergou a curadoria como um trabalho prazeroso e resolveu dedicar – se a carreira por longos anos.
Em 2022 Rosita Cavenaghi entrou em contato a Galeria Roseli Crepaldi trocando informações sobre artistas parceiros da Galeria Marcelo Neves, começando seu trabalho de curadoria onde visualizou em Ivanir Sonda um bom modelo de negócio para a Galeria MILANESE, no mercado europeu, devido ao seu perfil de escultora, design de peças, por estar sempre inovando, estudando suas obras e apresentando uma linguagem de materiais com um olhar estético e profundo para suas obras, o que a torna perfeita para o mercado globalizado.
Midia Social @ivanirsondaart_a3_rositacavenaghi
Foto: Acervo Pessoal
Edição: Costa Consulting Co
Fonte : Rosita Cavenaghi ( Curadoria)
Saiba mais : https://lifefashionmag.com/via-cultural-abre-vagas-para-curso-memorias-construidas-em-parceria-com-sesc-belenzinho/