Em sua primeira edição, o prêmio Guarda Cidadã de Valorização de Boas Práticas e de Reconhecimento dos Profissionais foi concedido a 28 guardas municipais, que foram escolhidos pelos próprios colegas de trabalho. A Guarda Municipal do município de Niterói na região metropolitana do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (19), na Cidade da Ordem Pública, no bairro do Barreto, uma cerimônia de premiação e reconhecimento a agentes da corporação que se destacaram ao longo do ano de 2023. No evento, a Guarda Municipal também apresentou um exemplar das 25 bicicletas elétricas que foram adquiridas para o patrulhamento de ciclovias, além de novos equipamentos não letais.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, ao comentar sobre a importância do evento destacou a evolução da Guarda Municipal em 10 anos no município: “Sempre venho à Cidade da Ordem Pública com muito orgulho. Em 2013, a sede da Guarda Municipal era uma casa na Ponta D´Areia com uma estrutura muito precária. Sempre tivemos como prioridade valorizar esta corporação. Ao longo destes 10 anos, tivemos o surgimento da Cidade da Ordem Pública, do Plano de Cargos e Salários, além da chegada de equipamentos para a Guarda. Construímos uma das melhores Guardas Municipais do país. Estamos o tempo todo buscando o melhor para os servidores da Prefeitura de Niterói. A população de Niterói valoriza e sabe da importância da Guarda Municipal. Chegamos a um belo resultado de todas as avaliações sobre a correção da base salarial dos guardas municipais. É preciso sempre valorizar o papel da Guarda Municipal porque não é fácil. É um trabalho de mediação de conflitos. Aqui há todo um empenho na capacitação. O uniforme de vocês é uma das marcas da nossa cidade”.
O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique Azevedo de Moraes, fez uma saudação aos guardas municipais premiados. Ele afirmou que o processo de valorização dos servidores é fundamental: “A corporação só progride se a gente tiver olhos especiais para os servidores. O que a gente tem visto na Guarda Municipal de Niterói é evolução e a excelência nos resultados. Esse prêmio que é concedido hoje é um marco da valorização dos servidores. O que tento fazer na Guarda Municipal é dar tranquilidade para os profissionais trabalharem. Vejo isso acontecer na gestão municipal sob o comando do prefeito Axel Grael. Tudo que a gente tem feito aqui passa pelo direcionamento do prefeito. É ter um plano consistente e contínuo de investimentos e valorização para que a Guarda continue progredindo”.
O comandante da Guarda Municipal, inspetor Paulo Roberto Brito Junior, falou da importância do reconhecimento aos agentes que se destacaram em 2023: “Esse prêmio estava previsto no Plano Decenal da Guarda. Estamos premiando os destaques deste ano, que foram eleitos pelos companheiros e companheiras de serviço. O importante é valorizar o nosso servidor. Focamos mais nisso a cada ano que passa”.
Roberta dos Santos Cardoso, 43 anos, há quase 10 anos na Guarda, foi premiada e falou sobre a satisfação de exercer uma função tão importante: “Adoro a minha profissão. Meu conselho para os novos guardas é ter empenho, dedicação, disciplina, profissionalismo e, acima de tudo, respeito pelas pessoas”.