A dúvida acontece pois, de fato, transtornos de ansiedade podem sim impactar a vida de alguém de diferentes formas, inclusive, no trabalho. Veja os detalhes.
Vira e mexe, trabalhadores que sofrem quadros intensos de ansiedade podem se deparar com uma condição na qual permanecer no trabalho é algo bem difícil; ou quase insuportável. A depender do quadro clínico, se manter no escritório, por exemplo, pode até agravar os sintomas da doença. Imagina então para os motoristas o tamanho do problema!
Por conta disso, muito se pergunta sobre o Auxílio Doença: afinal, ansiedade garante esse benefício por parte do INSS? A dúvida acontece pois, de fato, transtornos de ansiedade podem sim impactar a vida de alguém de diferentes formas, inclusive, no trabalho. A seguir, saiba mais sobre.
Ansiedade garante auxílio-doença do INSS?
Antes de mais nada, é preciso entender que se sentir ansioso, nervoso ou triste, é algo normal, inclusive, quando há motivos para que esses sentimentos venham à tona. No entanto, é preciso assimilar a que surge essa problemática. Isso porque, no momento em que essas sensações ficarem intensas e recorrentes será a vez de ligar o alerta e buscar ajuda profissional.
Aqui cabe muita atenção, pois doenças mentais e emocionais são alvos de um certo preconceito, sobretudo, pelo caráter silencioso de seus sintomas. Além disso, transtornos dessa natureza contam com aspectos graves e preocupantes, os quais podem gerar inúmeras consequências pessoais, sociais e muitas vezes no âmbito do trabalho; que, por sua vez, é o principal responsável pelo sustento de milhares de brasileiros.
Mas afinal: ansiedade garante auxílio-doença do INSS? SIM. Altos níveis de ansiedade podem resultar no afastamento do trabalho e, mais à frente, na concessão do benefício por incapacidade temporária. Aliás, esses direitos são garantidos por Lei aos trabalhadores nestas condições.
Para tanto, o primeiro passo é buscar o auxílio psicológico ou psiquiátrico para que haja um maior entendimento o seu quadro. Mediante ao diagnóstico feito um desses profissionais capacitados da saúde mental, o trabalhador terá direito ao afastamento do trabalho por 15 dias e, logo após, ao recebimento do Auxílio Doença do INSS.
Regras
Por fim, vale ressaltar que o Auxílio Doença possui determinadas regras de concessão; isto é, o requerimento ao benefício somente é aprovado pelo INSS, quando forem constatadas as seguintes condições:
- Ter a qualidade de segurado;
- Estar incapacitado temporariamente de exercer suas funções de trabalho;
- Estar pelo menos há 15 dias afastado do trabalho;
- Atender a carência mínima de 12 contribuições mensais junto a Previdência Social.
Fonte: https://pronatec.pro.br/