Javier Milei, fundador do La Libertad Avanza (LLA), foi eleito presidente neste domingo, 19, pelos argentinos. A vitória foi sobre o candidato Sérgio Massa, atual ministro da Economia do país. Antes mesmo do resultado oficial, Massa fez um discurso em que admitia a derrota. O então ministro da Economia disse ter ligado para Millei o parabenizando pela vitória.
Autodenominado anarcocapitalista, Javier Gerardo Milei, fundador do La Libertad Avanza (LLA), é um defensor das forças irrestritas dos mercados e do comércio, da primazia da propriedade privada e de um Estado mínimo. Com uma plataforma polêmica, que prevê a dolarização da economia, o fechamento do Banco Central e o expurgo “da casta política”, Milei busca colocar fim ao peronismo representado pelo ministro da Economia e candidato, Sergio Massa.
Com a vitória deste domingo, o economista de 53 anos acaba com o governo peronista e promete uma Argentina diferente para a população, com propostas de governo bastante radicais. tem missões difíceis pela frente, sendo a principal delas a situação econômica da Argentina. Além disso, será necessário reconectar a população que, assim como em outras partes do mundo, ficou dividia e polarizada neste mais recente pleito.