Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas e várias morreram após um atirador ter saindo dando tiros aleatoriamente em qualquer um que encontrasse pelo caminho nesta quarta-feira, na cidade de Lewiston, em Maine, EUA. Os tiros partiram de vários locais diferentes da cidade. O Departamento de Polícia de Lewiston identificou Robert Card, de 40 anos como um suspeito armado e perigosos. O departamento compartilhou imagens carteira de motorista do Card para tentar ajudar na sua identificação. O homem aparece segurando um rifle de alta potência.
O primeiro ataque a tiros foi relatado pela primeira vez por volta das 20h, horário local, disse o Xerife do Condado de Androscoggin por meio da página da agência no Facebook : “As autoridades do condado de Androscoggin estão investigando dois eventos, com atiradores diferentes. Estamos incentivando todas as empresas a bloquearem ou fecharem enquanto investigamos.” A Polícia Estadual do Maine (MSP), orientou os moradores da área a se abrigarem, permanecerem dentro de suas casas e trancarem as portas.
Às 20h53, o Departamento de Polícia de Lewiston postou no Facebook que estavam respondendo a um incidentes envolvendo atiradores em um restauranteno o Schemengees Bar & Grille e no Sparetime Recreation, uma pista de boliche. As empresas estão a cerca de seis quilômetros de distância uma da outra. Em uma postagem específica no Facebook, o Gabinete do Xerife do Condado de Androscoggin (ACSO) disse que está investigando dois eventos diferentes envolvendo atiradores na área, também compartilhou fotos do suposto atirador em sua postagem.
“O Departamento da Lei e Ordem do FBI está atualmente investigando dois locais diferentes usados pelos atiradores. Mais uma vez peço, por favor, fique fora das ruas e permita que as autoridades difundam a situação. Se você ver qualquer atividade ou indivíduo suspeito, ligue para o 911”, disse MSP em sua postagem. Pouco depois, a agência municipal postou imagens de um circuito de vigilância de um homem segurando um rifle e entrando em uma empresa. O homem com cabelos curtos e escuros, de barba, vestindo um moletom marrom, calça escura e sapatos bege. A agência pediu ao público que contatasse as autoridades caso reconhecessem o homem,
A governadora do Maine, Janet Mills (D) , em uma postagem no X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter. postou uma mensagem onde se solidariza com as vítimas desse massacre e orienta os moradores a obedecerem as autoridades que estão na cidade. “Estou ciente e fui informado sobre a situação dos atiradores em Lewiston. Peço a todas as pessoas na área que sigam as orientações da fiscalização estadual e local”, disse ainda reforçou o seu compromisso com essa situação triste e delicada. “Continuarei monitorando a situação e permanecerei em contato próximo com as autoridades de segurança pública.” As vítimas desse massacre foram enviadas para o hospital local Central Maine Medical Center além de outros da região.
A governadora Janet Mills, disse ainda em um comunicado compartilhado nas redes sociais que foi informada sobre a situação do atirador ativo. “Peço a todas as pessoas na área que sigam as orientações da fiscalização estadual e local”, disse Mills. “Continuarei monitorando a situação e permanecerei em contato próximo com as autoridades de segurança pública.”
“O presidente foi informado sobre o que se sabe até agora sobre o tiroteio em massa em Lewiston, Maine, e continuará a receber atualizações”, disse o Gabinete de Imprensa da Casa Branca num comunicado. O FBI foi enviado para ajudar nas investigações. As Escolas Públicas de Lewiston serão suspensas nesta quinta-feira.
Lewiston é a segunda cidade mais populosa do Maine, com 37.127 residentes, de acordo com o censo de 2020. A cidade de Auburn tinha 24.060 residentes em 2020 e era a quinta maior cidade do estado. As cidades ficam a cerca de 35 milhas ao norte de Portland, Maine.
Parte do texto foi extraído da Associated Press