Quem passa pela Vila Olímpica Barnabé dos Santos, em Queimados, logo percebe uma carreta de 18 metros estacionada no local. Trata-se do projeto itinerante ExpoLivro, que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura para todas as idades. Até o dia 30 de outubro, o espaço promove atividades culturais gratuitas para a população, de terça a domingo.
A carreta não é apenas uma biblioteca: ela oferece apresentações teatrais, palestras, contação de histórias, rodas de leitura e muito mais. A programação desta semana traz atividades para todas as idades. Na quarta-feira (16), às 18h, haverá uma palestra com o tema “Cura-me e serei curado”; na quinta-feira (17), às 16h, contação de histórias e roda de leitura; na sexta-feira (18), a gravação do podcast “SOS Casamento”; e no sábado (19), às 19h, a palestra “Uma Mulher Virtuosa em Construção”.
Com um acervo de mais de 5 mil livros, a ação, que percorre o Brasil e outros países da América do Sul, é apoiada pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O espaço é totalmente climatizado e conta com bancos e mesas para quem deseja dedicar seu tempo à leitura.
O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 21h, aos sábados, das 10h às 21h, e aos domingos, a partir das 11h.
Dados do Instituto Pró-Livro de 2021 revelam que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano. Para a secretária municipal de Cultura, Bárbara Veloso, é necessário investir no acesso aos livros:
“Nos últimos anos, temos investido em ações itinerantes como essa. Além da parceria com a ExpoLivro, durante a pandemia implantamos o empréstimo de livros em casa e, por meio de outra parceria, conseguimos trazer o BiblioSesc durante um ano, oferecendo empréstimos de livros gratuitos para os moradores. Além disso, mantemos nossa biblioteca pública no São Roque funcionando diariamente. Acredito que, aos poucos, estamos formando uma cidade leitora”, destaca.