Na legislação brasileira casamento entre uma pessoa mais velha e um (a) adolescente é permitido desde que haja consentimento e permissão dos responsáveis pelo (a) adolescente. Mas, mesmo assim, casos como esse ainda causam muita polêmica e discussão na sociedade. Afinal isso é bom ou ruim?
No último dia 12 de abril, o prefeito de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini de 65 anos, oficializou seu casamento com a adolescente Kauane Rode de 16 anos após dar entrada, segundo o Jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil, na habilitação do casamento civil. Os dois apresentaram os documentos necessários exigidos pelo cartório para dar entrada na habilitação. O casamento foi autorizado pelos pais da noiva. O assunto está sendo muito comentado nas redes sociais e muitos estão questionando a legalidade do casamento mesmo tendo sido concedido pelos pais da adolescente.
NOMEAÇÃO
No dia seguinte após o início dos preparativos legais do casamento a mãe de Kauane Rose foi nomeada como Secretária de Cultura e Turismo da cidade. Não é só ela quem tem um cargo comissionado, sua irmã Elizangela Rode também faz parte do quadro de servidores da prefeitura.
DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA
Nesta terça-feira (25), Hissam Hussein Dehaini anunciou ao diretório estadual do Cidadania o seu desligamento do partido. O site do partido divulgou a nota enviada pelo prefeito de Araucária:
“Eu Hissam Hussein Dehaini anuncio meu desligamento do partido CIDADANIA, agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação. Grato pelo acolhida.”
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações de Catarina Nestlehner, da CNN, em São Paulo