Quando se fala em Lixo Zero o que logo vem à mente são as pessoas flagradas urinando nas ruas durante eventos de grande porte, como carnaval e Réveillon, e os desavisados que descartam pequenos resíduos e guimbas de cigarro no chão. Esse tipo de fiscalização segue normalmente sua rotina, em corredores de grande fluxo de pessoas, e em maio já foram contabilizadas 488 autuações.
Mas o conceito Lixo Zero é muito mais abrangente. A Comlurb tem investido cada vez mais em operações de fiscalização que garantem o cumprimento às regras de posturas municipais, com base nas conformidades à Lei de Limpeza Urbana (Lei nº 3.273/2001), como por exemplo a retomada das grandes blitzes em corredores comerciais, com um efetivo maior de fiscais e guardas municipais, parceiros em todos os tipos de fiscalização. O trabalho voltou este mês com toda a força e muito planejamento, em dois grandes corredores comerciais: Madureira e Campo Grande. Nessa operação, a Companhia lavrou 160 multas em três semanas.
Em Madureira, a fiscalização está atuando em vias como: Conselheiro Galvão, Estrada do Portela e Avenida Ministro Edgard Romero, e, em Campo Grande, no calçadão e nas ruas principais do entorno. O foco da fiscalização segue sendo o descarte de pequenos resíduos em via pública, como copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, guimba de cigarro, embalagens de refeição, entre outros itens. No entanto, caso as equipes observem outros tipos de infração, como lixo colocado na rua fora do horário de coleta ou caçambas irregulares, o responsável será autuado A partir da próxima segunda-feira (30/05), a blitz está programada para Copacabana.
– Estamos redirecionando o trabalho do Lixo Zero para buscar autuar flagrantes de desrespeito às posturas municipais. Escolhemos iniciar as blitzes por dois locais esquecidos nos últimos anos, a Zona Norte e, principalmente, a Zona Oeste. A Comlurb terá a partir de agora um trabalho mais intenso nessas regiões, não só com a fiscalização, mas com os outros serviços da Companhia também – afirmou o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.
Outro foco importante da gestão da Comlurb é a volta das operações noturnas nos fins de semana, de sexta a domingo, em áreas turísticas e comerciais, o que tinha deixado de ocorrer com o início da pandemia e foi retomado no início de maio. O trabalho é realizado próximo a locais de grande concentração de bares e restaurantes e tem como foco irregularidades de limpeza urbana. O serviço da Comlurb conta com apoio da Seop e da Guarda Municipal.
Em outra ponta, a companhia está programando para os próximos dias a retomada da fiscalização de caçambas estacionárias em toda a cidade, sejam as irregulares, sem credenciamento junto à Comlurb, ou mesmo as regulares, mas que estejam infringindo algum dispositivo legal: posicionadas em local impróprio, atrapalhando o fluxo de pedestres nas calçadas e de veículos nas ruas, ou sobre tampas de bueiros, por exemplo.