Confira serviços já restabelecidos e outras medidas tomadas pela Prefeitura.
A Prefeitura do Rio tem trabalhado para recuperar os sistemas que sofreram um ataque hacker na madrugada de 15 de agosto. Já estão disponibilizados no portal serviços referentes a IPTU, dívida ativa e nota carioca, entre outros. Confira mais funções restabelecidas e algumas medidas tomadas pela Prefeitura.
CadÚnico
O atendimento para o CadÚnico (cadastro dos programas sociais federais) foi retomado nos 47 CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), cada um deles com capacidade para receber 60 pessoas diariamente. Oito polos especiais de cadastramento funcionarão, excepcionalmente, em dois sábados (17/09 e 24/09), nas áreas de maior demanda. Os endereços ainda serão divulgados. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Fazenda e Planejamento
Foram prorrogados os prazos de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento que tinham vencimento durante o período da paralisação. A data para cumprir os compromissos é contada a partir da dia de retorno do serviço.
Unidades de saúde
Todas as unidades de saúde estão funcionando regularmente, com acesso à internet e aos sistemas de regulação. As instabilidades já foram contornadas e, no momento, não há prejuízo ao atendimento.
As unidades de Atenção Primária estão com acesso à internet e fazendo os agendamentos regularmente. O SISREG e o Sistema Estadual de Regulação (SER) estão hospedados, respectivamente, nos servidores do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, e não foram afetados.
Hospitais, UPAs e CERs também estão com acesso pela internet ao SISREG e ao SER. Marcações de retorno em unidades que fazem consultas e procedimentos eletivos também ocorrem regularmente para as vagas disponíveis.
Siscor
O atendimento é presencial para a emissão de licenciamento de obras em vias públicas, na Secretaria Municipal de Conservação (Rua Maia Lacerda 167, 1° andar, Estácio). Das 9h às 16h.
Plano de Saúde do servidor
O Previ-Rio vai reabrir o prazo de adesão sem carência ao Plano de Saúde do Servidor Municipal. O Instituto publicará uma portaria estabelecendo novo período de adesão, migração ou cancelamento.
Ouvidoria
A Ouvidoria da GM-Rio faz atendimento somente presencial, pois não é possível acessar os pedidos da LAI (Lei de Acesso a Informação) no momento. As equipes estão à disposição no Batalhão da Guarda Municipal, na Avenida Pedro II 111, São Cristóvão, das 9h às 16h.
Já a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Transportes atende presencialmente na Rua Ulysses Guimarães 16, 3º andar, Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e pelo e-mail smtrouvidoria@gmail.com.
Eventos
Todos os produtores de eventos com consultas prévias aprovadas e processos autuados devem enviar para o e-mail eventos.rio7@gmail.com os seguintes documentos: cópia da CPE deferida; cópia do CPF/CNPJ da pessoa física ou jurídica responsável pelo evento; cópias de outros documentos ou comprovações conforme disposições estabelecidas no Decreto Rio nº 49.462, de 21 de setembro de 2021. Para novos pedidos, a Coordenadoria Técnica de Promoção de Eventos receberá os formulários de consultas prévias preenchidos pelo e-mail: consultaprevia.rio@gmail.com.
Certidão de Regularidade Fiscal
A Procuradoria do Município do Rio prorrogou a validade das Certidões de Regularidade Fiscal da Dívida Ativa, com vencimento entre 07/08 e 10/09, para 30 de setembro de 2022. As certidões com validade prorrogada poderão ser normalmente utilizadas pelos contribuintes, permitindo que o processo de renovação do documento ocorra após a retomada do serviço de emissão.
Planejamento Urbano
Os serviços online ainda não foram restabelecidos. As páginas de consulta Ruas.Rio, Legislação Bairro a Bairro, Busca Fácil (legislação), Geo PAL e Acervo de imagens de PAA e PAL serão retomadas após reativação dos sistemas municipais.
E-mail institucional
Os e-mails @rio.rj.gov.br já estão novamente habilitados a receber mensagens.