Por Doutoras Vera Cortes e Tania Novak
Hoje, vamos mais uma vez dar ênfase a desintoxicação, a importância da boa alimentação a anti inflamatória, que reduz índices glicêmicos e gorduras não benéficas no nosso organismo e que este processo digestivo começa na boca, na sua higiene e na estimulação da saliva para nos livrarmos de bactérias, parasitas que muitas das vezes, estão no alimento mal higienizado, a boca é essa primeira barreira e, para isso, precisa ser cuidada. Uma das partes mais importantes do sistema digestivo é o intestino, a nossa segunda barreira de proteção dos microrganismos maléficos à nossa saúde. Além disso, o intestino também permite a eliminação de toxinas e outros produtos que não podem ser absorvidos pelo corpo, que acabam sendo eliminados sob a forma de fezes.
Para isso precisamos manter uma flora intestinal saudável, deve-se apostar no consumo de pró bióticos, tanto através dos alimentos como de suplementos. Também apostar em uma limpeza das vias de excreção seja a linfa, o sangue, o colon e os rins com uma prática de um detox que bem orientado é sempre bem vinda visando a imuno estabilização das defesas do organismo, pois 80% encontram-se na mucosa do intestino delgado e grosso. Como Também a limpeza dos gânglios linfáticos intestinais que leva a diminuição dos processos alérgicos além , de eliminar focos de micoses das paredes do intestino.
Dicas de alimentos para desintoxicação
– Comece o dia com água ajuda a eliminar as toxinas do corpo.
– Mexa o corpo ajuda o sistema linfático a melhorar a digestão, a exercitar as juntas, reduzir a tensão e a fortalecer o corpo, além de eliminar toxinas do organismo.
– Beba chás -A bebida está repleta de antioxidantes, ajuda a hidratar e a dar a sensação de saciedade. No entanto, prefira as versões com baixos índices de cafeína. Beber chá ainda ajuda a relaxar
– Opte por uma seleção bem colorida de legumes, vegetais e de frutas para ser a chave da alimentação no novo ano. Combine os itens com grãos integrais, nozes e sementes. Se forem orgânicos, melhor ainda.
Alimentos que desinflamam o corpo
Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo.
Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. .de cadeia media .
Oleaginosas e sementes.
Ervas frescas.
Cúrcuma e gengibre.
Chás anti-inflamatórios:
Agrião. Diurético, anti-inflamatório, pode ser usado para tratar aftas, gengivites, acne e eczemas, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse, hortelã , alecrim, dente-de-leão e folhas de abacate.
Um ótimo anti inflamatório natural para aliviar a dor nas articulações e reduzir a inflamação é o uso do chá de ervas com sálvia, alecrim e cavalinha. Porém, comer melancia também é uma ótima forma para evitar o desenvolvimento de problemas nas articulações.
Alimentos com propriedades detox são ricos em antioxidantes, que protegem as células e evitam o envelhecimento precoce. Eles ainda contêm compostos anti-inflamatórios naturais, que facilitam a eliminação de substâncias tóxicas por meio dos rins e do intestino e ajudam a desintoxicar o fígado.
Como já mencionamos vamos começar pela água Comece o dia com água ela ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Não existe nada melhor para desintoxicar o corpo do que água de boa qualidade filtrada pelo menos de impurezas já é um bom começo. Por isso, não abra mão de tomar cerca de dois litros diariamente e evite bebidas industrializadas e cheias de açúcar.
Assim, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, suas ações devem apostar em alimentos naturais e excluir os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, como laticínios queijos principalmente os brancos ,leite de vaca mesmo os leites em pó, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.Difícil não é. Certamente é mais difícil ficar intoxicado, inchado carregando esse peso extra no seu corpo. Assim, você pode eliminar o excesso de toxinas, recuperar energia e emagrecer e desinchar sem sacrifício.