Autor: Sofia Teixeira / Prefeitura Municipal de Japeri
Um dia de mobilização e de ações de prevenção contra a dengue. Esta foi a proposta do Dia D que aconteceu neste sábado (14), na Academia da Saúde, no bairro São Jorge, em Engenheiro Pedreira.
O “Japeri Contra a Dengue” foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de conscientizar a população para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus causador da doença.
Durante a ação, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez uma videochamada com a prefeita Fernanda Ontiveros.A chefe do executivo municipal fez questão de participar das atividades que aconteceram ao longo do dia , incluindo orientações, panfletagem de folhetos informativos de porta em porta, agendamento para colocação de telas em caixa d’ água e vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos. Além de atualização da caderneta vacinal para todas as idades.
A gestora expressou seu reconhecimento pelo trabalho dos servidores e destacou a importância da conscientização e colaboração da população no combate à dengue. ” Todo mundo é importante neste processo. Vamos intensificar as propagandas de conscientização da doença em nossas redes. Também é muito importante todos colaborarem nas suas redes sociais , nos grupos de WhatsApp e aproveitar para divulgar essa propagação do nosso trabalho no município, através dos programas do Ministério da Saúde “, enfatizou.
Presente na ação, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, também falou do trabalho dos agentes e do apoio da população para prevenir e eliminar os focos do mosquito. ” Estamos realizando ações efetivas diariamente contra a Dengue. Nossa prioridade é intensificar esforços para combater a propagação da doença, fornecer orientações à população, detectar e eliminar focos do mosquito transmissor e promover conscientização entre os moradores sobre as medidas preventivas necessárias”, declarou.
Dia D contra a Dengue
O Dia D de Mobilização contra a Dengue teve ações em todo o Brasil. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, aproveitou a oportunidade para falar sobre as ações de combate à dengue por meio de uma vídeo-chamada com a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros.
Nísia falou que é o momento de todos estarem unidos contra o enfrentamento da Dengue. ” É uma grande alegria ver toda a mobilização que está sendo feita em Japeri e sei que com o trabalho da Prefeita Fernanda, as pessoas do município estarão protegidas, mas precisamos da conscientização de todo mundo “, disse.
Agentes em ação
O agente de Combate às Endemias, Elias Cordeiro de Oliveira, de 29 anos, disse que o mais importante é a conscientização dos moradores. “Se a população trabalhar junto com a gente, vamos conseguir avançar e reduzir os casos da doença. É muito importante ter cuidados mínimos, como manter a caixa d’água bem fechada, ficar atento para a limpeza de calhas e quintais”, disse.
Já Maria José Bezerra dos Santos, de 65 anos, fez um apelo para a população. “Pedimos aos moradores para que colaborem com o nosso trabalho, porque sem essa simples atitude o que fazemos chega a ser insignificante. Queremos levar saúde à população e prevenção contra essa doença”, pediu a agente de Combate às Endemias mais antiga do grupo.
Parceria com a Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
A equipe da pasta esteve no evento distribuindo mudas nativas da Mata Atlântica e realizando cadastro para a Coleta Seletiva, que atende todos os bairros do município de Japeri.
Além dos profissionais de saúde , estiveram presentes os secretários municipais de Educação, Caroline Ontiveros; de Comunicação, Rogério Santanna; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Matheus Santos e equipes da Defesa Civil.
Sobre a doença
A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão coincide com o verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos.
A melhor forma de prevenir a doença é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.