O Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, é uma data significativa dedicada a aumentar a conscientização e a aceitação das pessoas no espectro do autismo. Este dia foi criado pela organização Aspies for Freedom em 2005 e tem como objetivo combater o estigma e promover o orgulho da identidade autista. A ideia é que as pessoas autistas possam se sentir valorizadas e respeitadas pela sociedade, assim como proporcionar um espaço para que compartilhem suas experiências e desafios.
Na prática, viver e aprender com as diferenças exige uma série de atitudes e comportamentos proativos. Isso inclui ouvir atentamente, sem preconceitos, as histórias e vivências dos outros, bem como refletir sobre nossos próprios preconceitos e estereótipos. É fundamental promover um ambiente de diálogo onde todos se sintam seguros e valorizados para expressar suas identidades e opiniões.
Nste dia 18, A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Autismo e as Comissões da Pessoa com Deficiência e de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se reuniram em audiência pública para celebrar a data. Estiveram também pesentes parlamentares apoiadores da Fente, como o deputado Wellington José.
“No Dia do Orgulho Autista vamos convocar a sociedade a mudar o seu olhar sobre essa população estimada em 2 milhões de pessoas no Brasil.Viver e aprender com as diferenças, na prática, e com o devido respeito: esse é o objetivo da data. Por menos preconceito e mais conhecimento!” – deputado Wellington José.