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ENEM 2023 será focado no Edutainment   

A Instituição de Ensino Superior fechou parcerias inéditas com Disney +, TikTok, Portal Brasil Escola e influenciadores renomados

Com o objetivo de ofertar uma produção de conteúdo educacional com soluções tecnológicas e métodos de ensino que valorizam o entretenimento – o Edutainment, que também pode ser aportuguesado para Edutretenimento – a Estácio oferecerá aos estudantes que vão prestar provas para o ENEM 2023 diversas ferramentas gratuitas criadas para potencializar a preparação para o Exame. Nesta edição os estudantes contarão com alguns dos maiores pensadores da humanidade, como Machado de Assis, Frida Kahlo, Isaac Newton, Joana D´Arc e Galileu Galilei. Os cinco avatares/personagens foram criados com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e cada um representará uma área de conhecimento do ENEM. Mais informações podem ser acessadas pelo link: enemlendario.estacio.br     

Ao longo de todo o período do pré e do pós-ENEM 2023, a Estácio contará com seus embaixadores do ENEM Lendário: Flakes Power, Patriota, Melany Lee, Letilz e Kenno farão parte da Tropa Lendária, pois atualmente eles são os nomes mais relevantes do cenário de Fortnite.   

A primeira ferramenta de preparação será um game exclusivo criado no Fortinite, o jogo mais jogado no mundo. O game desafiará os enemzeiros a provarem suas habilidades e seus conhecimentos no ENEM. O jogo contará com Machado de Assis (Redação), Frida Kahlo (Linguagens e Códigos), Isaac Newton (Ciências da Natureza), Joana D´Arc (Ciências Humanas) e Galileu Galilei (Matemática). A competição contará com um jogo criado no Fortinite, cujos 5 lendários serão NPCs do game. Semanalmente, os três primeiros ranqueados receberão vales-compras de R$ 6 mil, 4 mil e 2,5 mil para gastarem como quiser. 

A segunda ferramenta permitirá que os jovens enemzeiros interajam com os Lendários – Machado de Assis, Frida Kahlo, Isaac Newton, Joana D´Arc e Galileu Galilei – por meio da Inteligência Artificial (IA), canal whatsapp/simuladão que terá um simulado com perguntas e respostas do ENEM.  As questões serão criadas pelos mestres da Estácio e resolvidas pelos jogadores.  

A terceira inovação contará com a parceria de duas empresas gigantes do entretenimento: TikTok e Disney Plus. Professores Creators vão participar dentro de suas áreas de conhecimento com as melhores dicas para o ENEM. A Estácio busca promover o ENEM+, uma série de quatro episódios em formato de aula, em que o enemzeiro assiste ao conteúdo do Enem como se fosse série, disponível exclusivamente na página oficial do TikTok da instituição de ensino. A professora Debora Aladin será a host das aulas e, junto a ela, outros professores trends no TikTok darão dicas preciosas sobre os temas que mais caem no exame, para que os candidatos tenham êxito no gabarito da prova. Todo o conteúdo será construído e ensinado por meio do mundo mágico da Disney, com o auxílio dos audiovisuais disponíveis no Disney+, entre filmes, séries animações e muito mais. Os professores também contarão com um suporte dos mestres lendários, que marcarão presença com dicas extras ao longo dos conteúdos exclusivos. 

A quarta iniciativa será uma parceria com o Portal Brasil Escola, um dos maiores portais de educação do país. Nos dias 25 de outubro e 1º de novembro serão oferecidos lives de preparação. Os intensivãos para os enemzeiros serão realizados pelo Portal do Brasil Escola. E nos dias 3 e 4 de novembro, pós prova, eles vão analisar as principais questões de 2023. 

“Os Lendários” foi concebido porque nossa instituição compreende os anseios e a linguagem dos jovens. Atualmente, eles clamam por inovação e tecnologia. Nós detectamos isso há alguns anos quando revolucionamos o processo de estudo para que o público enemzeiro pudesse se preparar com uso de recursos democráticos e acessíveis, onde e como desejasse. Estamos felizes em “adicionar à nossa equipe de professores” esses homens e mulheres geniais, com suas personalidades próprias”, afirma Eduardo Guedes, diretor de Mídia e Marketing da Estácio.      

Ainda segundo Guedes, o game se tornou a linguagem de entretenimento que mais influencia a cultura jovem, além da alta adesão do público de 16 a 24 anos (que representa 43% dos jogadores), ele é uma linguagem de socialização que permeia diversas áreas como: música, moda, arte, cinema, séries, esportes, e por que não, educação. Algumas curiosidades do universo gamers: a música Star Walkin’ do cantor Lil Nas X (Hino do League of Legends Worlds) estreou na posição #19 no Spotify Global; o Brasil é o #4 país que mais fala sobre games no Twitter e de acordo com a HBO, The Last of Us (série) registrou mais de 30,4 milhões de espectadores nos seis primeiros episódios.   

By Fabio Barros

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