As eleições municipais no Brasil estão previstas para o próximo ano, mas a corrida para mostrar aos eleitores seus supostos candidatos já começou há bastante tempo.
Pesquisas eleitorais, entrevistas, PodCast, têm sido algumas das ferramentas usadas pelos pretensos candidatos para chamar à atenção da população. Serão escolhidos, em 2024, os 27 prefeitos das capitais e do Distrito Federal e das outras mais de 5.500 cidades do país, além dos representantes da Câmara dos Vereadores de cada uma delas. Só os municípios com mais de 200 mil eleitores terão, caso necessário, segundo turno.
Em Queimados, na Baixada Fluminense, uma das formas utilizadas pelos pré-candidatos para ter visibilidade é a entrevista com perguntas feitas aos mesmos. No último sábado, 14, foi a vez de Zaqueu Teixeira, passar por uma “sabatina”.
Nascido em Queimados, Zaqueu Teixeira foi delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro e Chefe da Polícia, em 2002. Assessor Especial do Ministério de Justiça em 2006 e deputado estadual por dois mandatos, desde 2010.. Eleito em 2010 para o primeiro mandato, Zaqueu, reeleito em 2014, foi presidente das Comissões Permanentes de Segurança Pública e Assuntos de Polícia e de Cultura. Além de presidir outras Frentes Parlamentares e CPIs.
Foram direcionadas a ele perguntas sobre saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, entre outras voltadas para legislação municipal de Queimados. A entrevista foi conduzida pela professora Amanda e o radialista Marcos Félix, com a participação exclusiva do jornal Folha Kariocas através da jornalista , Luciana Felipe.
Entre as várias perguntas direcionadas a Zaqueu Teixeira todas foram respondidas com maestria e uma das mais enfatizadas foi sobre a construção do Hospital Municipal de Queimados. Segundo Zaqueu é possível sim Queimados ter o seu próprio hospital:
“É um problema que se arrasta de governos passados, a gestão anterior demoliu o “esqueleto” pra disfarçar o que não foi feito deixando a pedra fundamental, para quando outro gestor o fizer, ser mencionado que foi a gestão anterior que o fez. A atual gestão, que vem tratando a saúde com descaso e incompetência, implantou de forma emergencial um hospital de covid nas dependências do Cethid, um espaço que tem condições suficientes para receber um hospital, tendo em vista que já está construído e possui inclusive salas preparadas para realização de cirurgias. Eu, tendo a oportunidade através dos moradores de Queimados me fazerem prefeito, já possuo todos os mecanismos e projetos para não deixar mais os queimadenses sem saúde de qualidade, haja vista que a saúde começa no posto de atendimento básico nos bairros somado a um hospital que possa suprir as necessidades, tanto emergenciais, quanto as eletivas” – respondeu Zaqueu Teixeira.
Outra resposta que gerou aplausos do público presente, foi sobre o cuidado em saber administrar o dinheiro público para os queimadenses que mais precisam.
“O prefeito atual vê o centro da cidade, padronizando as calçadas que já estavam prontas e colocando asfalto sobe asfalto. Mas, os bairros mais distantes como o Santo Expedito, permanecem esquecidos porque não gera publicidade e nem visibilidade” – Zaqueu Teixeira.
Outro ponto abordado foi a questão das escolas do município onde Zaqueu respondeu que:
“Cuidar das escolas não é só mudanças da pintura e do uniforme dos alunos mas construir escolas que possam dar dignidade para os alunos com acessibilidade para alunos e professores com deficiência, janelas e ar condicionado, brinquedos, uma merenda adequada de acordo com orientação nutricional, principalmente escolas com horário integral onde a criança possa ter um café da manhã, almoço, lanche da tarde e chegar alimentado em sua residência, com também diversas oficinas e educação física e não apenas colocar os alunos dentro de um ‘caixote’ e ficar por isso mesmo.”
Foi frisado também o caso da escola Anna Maria dos Santos Perobelli, Localizada no bairro Paraíso, que permanece ainda como um “esqueleto”, uma herança do prefeito anterior, que iniciou a construção e abandonou a escola e hoje, segundo o atual prefeito, as obras recomeçaram em abril de 2023 com ”previsão de entrega” para fevereiro de 2024. A população espera que não seja mais uma promessa eleitoral.
O local onde a entrevista foi realizada, Land Space, se encontrava cheio com mais 100 pessoas presentes, Zaqueu Teixeira respondeu a todas as perguntas, inclusive a do jornalismo do jornal Folha Kariocas representado no dia, pela jornalista Luciana Felipe e pelo fotógrafo Nelson Ferreira. Foram feitas a ele as seguintes perguntas pela jornalista Luciana Felipe:
Qual sua história de vida no que se refere à sua atuação social (relacionamento com a comunidade, em geral); quando e em que nível já esteve ou está dedicado a alguma ação de interesse público?
Como considera os servidores públicos municipais e a importância do concurso público, tendo em vista que em todos os governos passados na cidade de Queimados, o número de indicados sempre supera os de concursados e na maioria da vezes os indicados não possuem competência técnica para o cargo?
Que no próximo ano a população saiba escolher de forma sensata e coerente quem irá representá-la pelo período de quatro anos consecutivos.