Após ser diagnosticado com uma broncopneumonia bacteriana e influenza A, o presidente Lula cancelou sua viagem à China, que estava programada para este sábado, 26. O anúncio pegou de surpresa os integrantes do grupo empresarial que estariam acompanhando o presidente na visita ao país asiático.
Grandes executivos e muitos empresários brasileiros já se encontravam em Pequim e outros estavam a caminho da capital chinesa. O anúncio da ida do presidente à China fez com que alguns hotéis de luxo da região esgotassem suas vagas pois os apartamentos foram reservados para integrantes da missão brasileira com mais de 200 empresários.
Lula se encontraria com o presidente Chinês Xi Jinping no dia 28 e um dos temas do encontro seria a guerra da Ucrânia. Lula teria dito que o Brasil deseja participar de esforços para construção de um acordo de paz. O governo brasileiro afirmou que a decisão, tomada por orientações médicas, já foi comunicada às autoridades chinesas e disse ainda que a viagem será remarcada, mas sem nenhuma previsão.