O suspeito Jesus Manuel Salgado enfrenta acusações de assassinato e sequestro, diz xerife – Por Greta Serrin – Produtora digital.
O homem suspeito de sequestrar e matar uma família da Califórnia em Merced juntamente com seu irmão nesta semana era um ex-funcionário da empresa de caminhões da família que supostamente teve uma desavença anterior com eles, confirmaram as autoridades na quinta-feira.
Jesus Manuel Salgado, de 48 anos, e seu irmão Alberto Salgado, foram presos por formação de quadrilha, cumplicidade e destruição de provas. Foram levados para a Cadeia do Condado de Merced por quatro acusações de assassinato e quatro acusações de sequestro, disse o Gabinete do Xerife do Condado de Merced.
Quatro membros da família sikh, a criança de 8 meses Aroohi Dheri, juntamente com sua mãe de 27 anos, Jasleen Kaur, seu pai de 36 anos, Jasdeep Singh, e seu tio de 39 anos, Amandeep Singh, foram encontrados mortos em terras agrícolas bem distante da empresa da família na noite de quarta-feira, dias depois de serem sequestrados à mão armada em sua empresa de caminhões.
O vídeo de vigilância mostra Jasdeep Singh e o suspeito sequestrador, Jesus Manuel Salgado, de 48 anos, fazendo contato no pátio do estacionamento antes de entrarem no escritório da empresa e fazendo as vítimas de reféns escoltando para uma caminhonete de cabine dupla, disseram as autoridades.
Salgado já cumpriu pena por roubo em 2005. A emissora de TV Fresno KSEE conversou com uma vítima nesse caso , que disse ter demitido Salgado de sua empresa de caminhões de Central Valley. Salgado então apareceu na casa do homem com uma máscara de esqui e uma arma e ameaçou sua família antes de roubá-los, informou o KSEE.
Informações que foram obtidas sobre o sequestro e os assassinatos.
Quando a família foi levada?
A família Sikh foi retirada contra sua vontade da empresa de caminhões da família perto da Rodovia 59 na área de Merced, no sul do condado, na segunda-feira, disse o Gabinete do Xerife do Condado de Merced.
O escritório do xerife disse que a investigação começou na segunda-feira por volta das 11h30, quando o Cal Fire respondeu a relatos de uma caminhonete cabine dupla Dodge Ram 2020 registrado em Amandeep que estava pegando fogo em Winton.
A polícia de Merced então fez contato com um membro da família de Amandeep Singh na casa onde a Pick-up estava registrado. A pessoa tentou entrar em contato com a família, mas ninguém respondeu e eles relataram o desaparecimento dos outros quatro membros da família.
O escritório do xerife então foi para a empresa de caminhões da família, onde eles passaram a acreditar que a família foi sequestrada. As autoridades perceberam que algo não estava certo e começaram a passar pelo sistema de segurança da empresa.
No início da tarde de segunda-feira, as autoridades viram o sequestro ocorrer em vídeo.
O vídeo de vigilância mostra Jasdeep Singh e o suposto sequestrador, Jesus Manuel Salgado, de 48 anos, fazendo contato fora da empresa, disseram as autoridades. Salgado então entra na empresa com uma arma na mão.
Pouco tempo depois, ele é visto escoltando os dois homens, Jasdeep e Amandeep, para fora do negócio. Ambos podem ser vistos com as mãos amarradas atrás das costas. Salgado os coloca na traseira da caminhonete de cabine dupla e ele desaparece da visualização do vídeo.
Cerca de seis minutos depois, a caminhonete reaparece em vídeo e Salgado entra novamente dentro da empresa. Jasleen Kaur e Aroohi são então escoltados para fora e colocados no banco do passageiro da caminhonete.
As autoridades acreditam que todos os quatro membros da família estavam na caminhonete ao mesmo tempo. Mas eles não têm certeza do que aconteceu entre os seis minutos antes de a criança e a mãe serem colocadas no veículo.
Em uma atualização de vídeo na noite de segunda-feira do escritório do xerife, o xerife Vernon Warnke disse que havia sinais sugerindo que os “indivíduos envolvidos” tentaram destruir qualquer evidência de sequestro.
O que aconteceu depois que a família foi levada?
Não está claro para onde a família foi levada após o sequestro. Também não está claro o que levou seus corpos a serem encontrados na fazenda em Dos Palos. No entanto, o xerife disse acreditar que eles foram mortos após uma hora de serem sequestrados na segunda-feira.
“Não temos absolutamente nenhuma ideia, a menos que os suspeitos digam exatamente o que aconteceu”, disse o xerife a KCRA 3 na quinta-feira. “Temos evidências em vídeo, temos circunstâncias suficientes para sabermos que temos os caras certos, mas não sabemos toda a linha do tempo”.
No dia seguinte, os detetives do Gabinete do Xerife do Condado de Merced receberam uma denúncia no início da manhã de que um dos cartões do membro da família sequestrado foi usado em um caixa eletrônico na cidade de Atwater.
Horas depois, os investigadores conseguiram identificar essa pessoa como Jesus Manuel Salgado, de 48 anos, disse o gabinete do xerife. Antes que a polícia tomasse qualquer ação, o escritório do xerife disse que Salgado tentou se matar e está no hospital em estado crítico.
Familiares de Salgado também entraram em contato com a polícia na terça-feira dizendo que sabiam quem foi o autor do crime.
Quando a família foi encontrada?
Os corpos da família foram encontrados na noite de quarta-feira, apenas três dias depois de serem sequestrados, em um pomar por alguém que trabalha neste pomar.
O escritório do xerife recebeu uma ligação, por volta das 17h30, de um fazendeiro que mora próximo de onde os corpos foram encontrados. Os mesmos foram “relativamente próximos” um do outro perto das estradas de Indiana e Hutchins, perto da cidade de Dos Palos.
A área onde eles foram encontrados é descrita como extremamente rural e remota. Dos Palos está localizado a cerca de 27 milhas ao sul de Merced.
O xerife Warnke não discutiu a condição dos corpos dos adultos, mas disse que não está claro como o bebê morreu. Warnke disse que a criança não tinha nenhum trauma visível e uma autópsia seria realizada.
O gabinete do xerife disse em uma atualização de vídeo na noite de quarta-feira que os investigadores conversaram com Salgado, que foi hospitalizado após sua tentativa de se matar, mas Warnke não está divulgando detalhes adicionais porque seu escritório quer buscar a condenação total do suspeito.
O suspeito tinha antecedentes?
O gabinete do xerife disse na quarta-feira que Salgado foi condenado por roubo em 2005 e libertado da prisão em 2015. Ele foi liberado da liberdade condicional três anos depois.
Ele também tem uma condenação por posse de substância controlada, disse o departamento.
A família conhecia o sequestrador?
O gabinete do xerife confirmou na quinta-feira que Salgado era um ex-funcionário da empresa de caminhões da família Singh, Unison Trucking Inc.
Warnke disse à Associated Press que a família disse aos investigadores que Salgado havia enviado mensagens de texto ou e-mails irritados há cerca de um ano para as vítimas.
Outros detalhes sobre da desavença, o emprego de Salgado e sua relação com a família não ficaram claros.
Qual foi a motivação por trás do sequestro?
Os investigadores acreditam que provavelmente há outros suspeitos por aí.
Warnke acredita que o motivo do roubo de 2005 e esse sequestro podem ser semelhantes.
“O caso original em 2005 foi baseado em sua crença de que aquela empresa lhe devia dinheiro. Eu acredito que é semelhante a este aqui e poderia ser ainda mais. Obviamente, acredito verdadeiramente que no início sua intenção era matar essas pessoas“, disse Warnke.
Nada foi roubado da empresa de transporte, segundo a família.
A família das vítimas disse à Associated Press que eles tinham acabado de abrir um escritório nas últimas semanas. Foi também de lá que a família foi tirada.
Sustentando a família
Vigílias para a família assassinada serão realizadas todas as noites a partir de quinta-feira até este domingo, 9 de outubro.
O gabinete do xerife também foi solicitado a esclarecer que a família não está pedindo doações ou buscando qualquer assistência neste momento. Não há GoFundMe ou outros links de doação configurados no momento, mas se isso mudar, o escritório do xerife disse que eles seriam os únicos a anunciá-lo.
“Eles apreciam muito a disposição de todos em ajudar a família, mas neste momento eles pedem privacidade para que possam lamentar e processar o que aconteceu”, disse o escritório do xerife em um post no Facebook na quinta-feira com uma foto que dizia. “Há um alerta de fraude.“
Amigos da família dizem que querem que o suspeito seja completamente processado e que a aplicação da lei intensifique a fiscalização nos negócios da área, especialmente aqueles operados por membros da comunidade sikh.