Sobrevivente de um incêndio florestal, a filhote de Jaguatirica, resgatada com poucos dias de vida no município de Resende, se desenvolve bem sob cuidados do Centro de Recuperação de Animais Silvestres – CRAS da Estácio Vargem Pequena. Ela já come sozinha!
A filhote foi entregue ao CRAS pelo secretario de Estado do Ambiente e Sustentabilidade Bernardo Rossi, no dia 16 de setembro. Em dois meses, a filhote ganhou 1kg e 100g. Ao ser resgatada ela tinha 400g. Hoje já pesa 1,5kg. A recuperação segue a todo vapor e agora uma nova etapa se inicia! E pequena bravinha está aprendendo a comer sozinha!
Responsável por monitorar o desenvolvimento da felina, o médico veterinário Jeferson Pires, começou a inserir alimentação sólida. “Há alguns dias ela começou a comer sozinha. Iniciamos a alimentação com carne picada. O próximo passo será de inserir pequenos roedores inteiros”, explica o veterinário. Por ter sido resgatada com menos de uma semana de vida, inicialmente ela precisou ser alimentada com o uso de mamadeira.
Ela segue se desenvolvendo e ainda serão necessárias muitas etapas de aprendizado e avaliações até que a pequena Jaguatirica consiga a sobreviver em habitat natural. Em casos como este, a estimativa é de que leve entre 1 ano e meio a dois anos para que o animal tenha condições de retornar às florestas.