As formigas podem causam estragos inclusive, em aparelhos eletrônicos. Apesar de serem pequenas e algumas bem pequenas mesmo são muito associadas aos doces, mas esses insetos também podem ser encontrados dentro diversos dispositivos eletrônicos com bastante frequência, principalmente durante os dias de inverno. Não é a toa, que vídeos de formiga nos eletrônicos viralizam nas redes sociais com frequência. Por isso, é importante saber como evitar esse problema.
Antes de mais nada, saiba que o calor produzido por computadores e TVs, por exemplo, atrai essas criaturinhas minusculas para colocarem seus ovos ou se abrigarem no interior.dos aparelhos; o calor gerado pela energia elétrica que entra no dispositivo ou pela bateria do mesmo acaba atraindo esses insetos. O Jornal Folha Kariocas te mostra abaixo o que fazer para evitar invasões das pequeninas nos seus eletrônicos.
Prevenção contra formiga nos eletrônicos
Já ensina o ditado: é melhor prevenir do que remediar. No caso de formiga nos eletrônicos, a prevenção é manter aparelhos em lugares protegidos e controlar o aparecimento de formigas em outros pontos do ambiente.
A presença de insetos em eletrônicos é um problema que precisa ser solucionado o quanto antes. As formigas têm grande quantidade de água no corpo e, por conta disso, podem danificar os equipamentos tanto em termos de funcionalidade como em termos físicos, causando curto-circuitos e alterando características elétricas importantes do sistema.
Por sorte, existem dicas para te ajudar nesse controle. Confira abaixo:
- Desligue equipamentos da tomada: ligado na tomada, o aparelho esquenta, mesmo se você não estiver usando-o. E esse calor atrai formigas;
- Coloque cravos (aqueles de comer) nas entradas e buracos dos aparelhos: formigas não suportar o cheiro dessa especiaria. Aliás, café também funciona, só cuidado para o pó não entrar no eletrônico;
- Use produtos para espantar e venenos para insetos no ambiente: essa é autoexplicativa, mas lembre-se de espirrar os produtos no ambiente, não nos aparelhos, porque podem danificá-los. E cuidado para não exagerar, principalmente se o local tiver crianças e/ou animais de estimação.
Porém, se você perceber que o local está infestado de formiga, aí recomenda-se contratar um serviço profissional de dedetização. O mesmo vale para infestação de formiga nos eletrônicos. Em casos graves, o melhor a se fazer é entregar o problema para profissionais.
Para evitar prejuízos, a orientação é desligar os equipamentos da tomada sempre que possível para desaquecer o sistema e colocar inseticidas no local onde o uso do equipamento é feito. Vale lembrar que borrifar esses produtos químicos diretamente dentro dos eletrônicos pode causar ainda mais danos aos componentes.
Não é recomendável que uma pessoa que não entenda sobre o funcionamento do aparelho abra e tente limpar o dispositivo. Isso porque existem equipamentos que armazenam energia mesmo desligados. Por isso, a orientação é levar até uma assistência técnica para resolver o problema.