A imagem oficial do presidente eleito Donald Trump, que assumirá o cargo na próxima segunda-feira, foi revelada alguns dias antes do evento. A pose do 47o presidente dos Estados Unidos, com um olhar desafiador e uma das sobrancelhas arqueadas, chama a atenção pela semelhança com outra imagem emblemática de sua vida política e pessoal: a sua “mughshot” (fotografia de réu), capturada durante a investigação criminal em que é acusado de tentar fraudar as eleições de 2020 no estado da Geórgia.
A nova imagem é bastante distinta da imagem oficial divulgada durante seu primeiro mandato (2017-2021). Apesar de usar um terno azul-marinho e uma gravata da mesma tonalidade, Trump aparece com um sorriso na primeira imagem. A imagem renovada também se diferencia da do seu vice, Jd Vance, que surge com os braços abertos, descontraído, e um discreto sorriso. Em um comunicado, a equipe de transição classificou as imagens como “fortes”.
As imagens foram divulgadas três dias antes da posse, cujos eventos estão previstos para começar já neste sábado. Durante seu primeiro mandato, Trump e seu ex-vice-presidente, Mike Pence, só tiveram seus retratos oficiais revelados nove meses depois de serem empossados.
Segundo Quardricos Driskell, professor de ciência política da Universidade George Washington, ao optar por essa postura, o republicano pode estar adotando uma postura desafiadora, convertendo um período de adversidade jurídica em um emblema de resistência e vigor.