E aí, galera! Fiquem ligados que tá rolando as inscrições para o projeto Pacto pela Juventude. Tá pensando o quê? São 600 vagas na faixa pra você que tem entre 15 a 29 anos e quer meter a mão na massa em participação social e pegada de liderança comunitária. Esse rolê é uma parada entre a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e a Unesco, e o esquema é o seguinte: você entra no projeto, e durante seis meses, com um auxílio de 400 contos, aprende a fazer a diferença na sua área e a passar a visão pra frente.
Desde que o projeto começou em julho do ano passado, já rolaram mais de 500 ações nas comunidades e mais de 1.240 jovens de áreas como Rocinha, Cidade de Deus e vários outros cantos já foram beneficiados. É muita coisa boa acontecendo!
O rolê acontece em três partes: primeiro, tem as oficinas pra galera pegar a manha da parada. Depois, a molecada vai explorar as quebradas pra entender a realidade de onde mora. Por fim, é hora de criar um projeto massa e um plano pra resolver ou aliviar os problemas do dia a dia ou coisas mais sérias relacionadas ao que aprenderam.
Na hora da escolha da galera, quem tá naquela situação mais complicada, tipo quem não tá estudando ou trabalhando, quem é preto, quem é de família com pouca grana, quem tá nos programas de renda do governo, quem tá no CadÚnico, as mães, quem saiu do sistema socioeducativo ou do sistema prisional, tem prioridade. Depois que tá dentro, os jovens mergulham em trilhas maneiros, tipo Cultura, Esporte e Sustentabilidade.
Pacto Pela Juventude já chegou em mais de 20 mil jovens
Falando nisso, esse projeto tá com tudo mesmo, até rolou reconhecimento nos encontros cabulosos da ONU em Nova York e do Y20. São mais de 20 mil jovens por toda a cidade que já tão por dentro de conhecimentos sustentáveis e alinhados com a Agenda 2030 da ONU. Além da rapaziada que se formou no projeto, outros milhares tão entendendo a importância de fazer junto, de trocar ideia, sabe?
A real é que o Pacto pela Juventude tá encarando uns desafios sociais brabos. Segundo as últimas de pesquisas da JUVRio, tem mais de 1,5 milhão de jovens só no Rio, e 32% dessa galera não tá trabalhando ou estudando. Essa parada de não ter chance de crescer tá deixando a cidade numa sinuca de bico. Bora mudar isso!
Pra entrar nessa, é só dar aquele confere e preencher o formulário nas redes sociais da Secretaria até o dia 10 de março, então nem dorme no ponto.