O Chile vive desde a última sexta-feira, 02, momentos de pânico e terror devido aos incêndios florestais que estão atingindo algumas regiões do país.
No fim da tarde de sexta-feira (2), as chamas atingiram Viña del Mar. Apenas no setor de Villa Independencia, 19 pessoas morreram, segundo as autoridades. Os morros voltaram a queimar neste sábado, e novos alertas de evacuação foram emitidos. Segundo o relatório mais recente, foram registados 92 incêndios, 40 deles já controlados.
Desde 2017, o Chile enfrenta grandes incêndios florestais, que atingiram áreas povoadas de Valparaíso e outras regiões. O fogo se propagou por áreas com construções irregulares.
Em nota, o governo brasileiro expressou “profundo pesar pelo expressivo número de mortos e feridos e pelas perdas materiais em decorrência dos incêndios florestais que atingem a região de Valparaíso, no Chile”.
O presidente chileno prometeu ainda que será investigada eventual causa intencional dos incêndios “até às últimas consequências” e disse que o Exército e os policiais reforçaram a vigilância nas zonas onde há focos ativos de incêndio.
As áreas mais afetadas são as de Valparaíso, O’Higgins e Araucanía, na região central do Chile.