O governador Cláudio Castro recebeu, na manhã desta segunda-feira (27/05), uma visita da comitiva chinesa de educação. O encontro, no Palácio Guanabara, marcou os 10 anos da parceria entre o Governo do Estado e a Universidade de Hebei – faculdade provincial da China. Atualmente, a rede de educação estadual conta com duas escolas Interculturais Brasil-China, em Niterói e em Duque de Caxias.
– Ao longo desses 10 anos o nosso intercâmbio permanente ensinou o mandarim para muitos jovens. O Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa tem os melhores resultados da rede estadual, sempre com visão de ciências exatas, que é o grande destaque da escola – declarou o governador Cláudio Castro.
A parceria entre o governo e a Universidade de Hebei teve início em 2013, com a criação do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China. A escola, localizada em Niterói, se tornou pioneira no ensino da língua e da cultura chinesa no Brasil.
– Espero que esse encontro consiga promover mais intercâmbios entre o Governo do Rio e a China. Estamos aqui para fortalecer ainda mais essa cooperação com as escolas do Rio de Janeiro e as trocas entre professores e aulas – explicou o diretor-adjunto do Departamento de Educação de Hebei, Jia Haiming.
O acordo tem fornecido intercâmbios educacionais, atividades culturais e iniciativas de cooperação, consolidando-se como um modelo de sucesso na cooperação sino-brasileira de ensino. Mais de 150 alunos e professores participaram de programas de intercâmbio entre o Brasil e a China. Além disso, mais de 10 alunos se matricularam na Universidade Normal de Hebei para graduação ou estudo de idiomas.
Recentemente, foi assinada a renovação da parceria com a Universidade de Hebei, estendendo o acordo entre o Governo do Estado e o grupo chinês de educação até 2026, para a manutenção do ensino intercultural na Escola Joaquim Gomes.
– É uma grande honra celebrar esta década de união. Nas interculturais, nossos alunos não aprendem somente um novo idioma. Também aprendem sobre a cultura, as vivências e se inspiram no projeto de vida chinês – disse a secretária de Educação, Roberta Barreto.
A reunião contou com a participação de 13 membros da Universidade de Hebei. Além de Jia Haiming, estiveram no encontro o presidente da Universidade de Hebei, Liu Jingze, e o secretário do Partido da Universidade de Shijiazhuang Tiedao, Feng Wenjie.