A gripe e o resfriado são doenças infecciosas bastante confundidas pela população, mesmo tendo patologias diferentes.
A gripe é uma doença aguda das vias respiratórias, causada pelo vírus Influenza, sendo mais frequente em períodos frios; já o resfriado, na maioria das vezes, é causado por outros agentes, como o Rinovírus, por exemplo.
As diferenças entre eles estão ligadas aos sintomas de cada um e ao nível de agressividade. O resfriado começa lentamente, por meio de sintomas como dores pelo corpo e coriza, que duram, em média de 2 a 4 dias. Já a gripe vem de uma vez, pois de uma hora para outra surge um mal estar, e começa-se à sentir dor de garganta, cefaleia, coriza, tosse seca e febre.
Por conta disso, a gripe pode afetar de modo mais agressivo pessoas do grupo de risco como idosos, crianças pequenas, obesos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e pessoas com doenças crônicas ou que tomam remédios para baixar a imunidade.
- A EXPOSIÇÃO AO FRIO AUMENTA A CHANCE DE FICAR GRIPADO?
O frio não é exatamente o responsável por você ficar gripado. A gripe, bem como o resfriado, é causada por uma infecção viral, que aparece com mais frequência nos períodos frios do ano, como o outono e o inverno. Isso quer dizer que o frio é apenas um facilitador do contágio, uma vez que as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, e facilitar assim a propagação do vírus.
Existem também outros fatores importantes que provocam a disseminação dos vírus, como por exemplo, a forma como o seu sistema imunológico responde ao inalar esse ar frio.
- EXISTEM CUIDADOS PARA DIMINUIR A CHANCE DE FICAR GRIPADO?
Há uma série de cuidados fáceis de serem tomados e que ajudarão a evitar o contágio pelos vírus da gripe, tais como:
- Tomar a vacina contra a gripe.
- Lavar as mãos com frequência;
- Evitar tocar o rosto;
- Manter-se hidratado;
- Ter uma dieta balanceada e que forneça vitaminas e nutrientes importantes para aumentar a imunidade;
- Estar fisicamente ativo, mesmo durante o inverno;
- Limpar as superfícies de contato em sua casa constantemente;
- Usar roupas condizentes com a temperatura;
- Deixar a casa ventilada;
- Evitar o choque térmico.
Fonte: Pfizer