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Grupo Intelipost e Shopee falam sobre a importância das campanhas fora de época para o impulsionamento de vendas no e-commerce

Datas duplicadas, como 2/2 movimentam o setor varejista e geram evolução ao setor logístico que tem tido que se adaptar para manter a qualidade das entregas

Entre os principais motivos que têm feito consumidores aderirem cada vez mais ao e-commerce e suas tendências são os descontos, valores reduzidos no frete, variedade de produtos e praticidade. Por issoas datas mais especiais para o comércio, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, estão começando a dividir espaço com outras, que foram ganhando força no varejo brasileiro devido aos preços promocionais, atrelados a agilidade e qualidade de entrega.

A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, por exemplo, realiza todos os meses, os chamados “Dias Shopee”, que geralmente acontecem em datas duplas, como 2.2 (2 de fevereiro), e é a data que concentram mais benefícios para os consumidores economizarem no período. Essa é uma das estratégias de negócios que a empresa utiliza desde o começo de sua história para alavancar vendas. 

Com a alta demanda de entregas nestas datas, a  Intelipost – plataforma líder em gestão de transporte no Brasil e um dos principais parceiros de gestão de entregas do marketplace no país –  ressalta que esse é um dos momentos mais importantes para a logística. Além de ser uma ótima ferramenta que estimula e estratégia para a fidelização de novos consumidores, auxilia no aumento da recorrência de compras durante todo o ano. 

Os consumidores estão cada vez mais engajados para realizar as compras no e-commerce, visto que as mudanças de comportamento aconteceram e estão aumentando a confiança com os canais. O impulsionamento de vendas em datas duplicadas como vemos em grandes marketplaces como a Shopee, é mais um exemplo de que sim, é possível criar campanhas fora dos períodos de efemérides e alavancar as vendas, criando datas de diferenciação frente aos seus concorrentes”, comenta Stefan Rehm, CSO do Grupo Intelipost.

O Grupo Intelipost ainda destaca que para ter bons resultados em estratégias bem sucedidas como essa da Shopee, quanto mais informações o dono do negócio tiver sobre o comportamento dos consumidores, mais fácil é elaborar campanhas que gerem interesse e que estejam conectadas com as necessidades deles.

Sem contar que o frete continua sendo um fator decisivo, já que a entrega é a principal apresentação do que sua marca quer transmitir. Frete grátis e redução nos prazos de entregas são os grandes atrativos na fidelização. Segundo o relatório Black Friday 2022 da Intelipost, a oferta de frete grátis teve grande protagonismo. Com destaque para a categoria de Livros e Revistas liderando neste ponto, apresentou um índice de frete grátis para 80% dos pedidos realizados, seguido das categorias Pet e Eletroeletrônico, que ofereceram frete grátis para 75% e 64% respectivamente. Falando sobre o total dos pedidos realizados com frete grátis no período, a categoria Moda Calçados e Acessórios teve a maior representatividade, sendo responsável por 37,6% das entregas realizadas sem a cobrança do frete.

Outra mudança para o consumidor que vale ressaltar é o crescimento da demanda por entregas expressas, principalmente para algumas categorias de produtos, como itens de mercado, saúde e moda, em que observa-se estratégias de entrega em até 2h após a aprovação do pagamento. Além disso, o investimento em tecnologias que ajudem a promover uma experiência mais personalizada e especial aos consumidores, será um diferencial competitivo de alta relevância e uma das principais tendências nas operações em 2023. 

Em novembro de 2022, a Shopee realizou duas campanhas, a 11.11 Black Friday Antecipada e a 25.11 Black Friday, período em que a empresa registrou um aumento de mais de 300% nas vendas de lojas locais, quando comparado a um dia comum. Já os  consumidores saíram em vantagem economizando mais de R$ 65 milhões, considerando as ofertas especiais, cupons do marketplace e de parceiros, além das Moedas Shopee nas duas datas. 

Com força nas vendas, algumas categorias estão se destacando como: casa & decoração, beleza, roupas femininas, calçados e acessórios de moda. Nestes dias, o foco  é concentrar benefícios aos consumidores e trazer mais economia para alavancar também as vendas locais. Outro momento importante para o negócio é a campanha 9.9 Super Shopping Day.

A Shopee tem o compromisso de oferecer uma plataforma acessível para todos, tanto consumidores comprarem com economia como para pequenos e médios empreendedores venderem online. Queremos  contribuir com o crescimento do ecossistema de comércio eletrônico no país. O nosso time local está atento para compreender as necessidades dos brasileiros e oferecer cada vez mais uma experiência fácil, segura e divertida de compras. Percebemos que nossas campanhas e os benefícios exclusivos têm agradado nossos usuários.”, ressalta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee no Brasil.

SOBRE O GRUPO INTELIPOST

Presente no mercado há oito anos, o Grupo Intelipost é o maior grupo de tecnologia logística do Brasil e é formado por três empresas, sendo elas: Intelipost – plataforma líder em gestão de transporte no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce -, AgileProcess – Startup de roteirização de entregas e coletas  para otimização logística – e, Pegaki – plataforma que conecta rede de pontos com e-commerces, transportadores e centros de distribuição. O grupo, que atende empresas de grande e médio porte, tem como missão revolucionar a logística por meio de tecnologias inteligentes e assim, ajudar empresas a crescer no mercado.

Patrícia Trindade

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