O Hospital São João Batista (HSJB), unidade da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, registra novo recorde de cirurgias nos primeiros dez meses de 2024. Entre janeiro e outubro deste ano foram realizados 4.885 procedimentos cirúrgicos, um resultado 11,81% superior ao mesmo período do ano passado, que foi de 4.369. O mês de outubro também registrou número recorde de cirurgias em relação aos anos anteriores, com 542 procedimentos do tipo realizados, dando um salto de 21% em relação a 2023.
A unidade é referência em traumato-ortopedia e em especialidades como neurocirurgias e procedimentos urológicos, que juntos registraram crescimento médio em torno dos 10% em 2024 se comparado a 2023. Porém, dados dos primeiros dez meses do ano apontam maior crescimento nas cirurgias oftalmológicas, com aumento de 143%, foram 53 procedimentos e 2023 contra 129 em 2024; e nas cirurgias de gineco-obstetrícia, que cresceram quase 37%, foram 789 em 2023 e 1080 em 2024.
De acordo com o diretor-Médico do Hospital São João Batista, Flávio Reis, os registros seguidos de números recordes de cirurgias se devem aos investimentos feitos na unidade e também aos mutirões realizados aos finais de semana.
“A série de investimentos realizados pela prefeitura vai desde a compra de novos equipamentos, mobiliários, modernização do centro cirúrgico, investimentos em tecnologia, e na melhoria das condições de trabalho. Além disso, a modernização do parque tecnológico foi fundamental para agilizar e aumentar a segurança nos procedimentos cirúrgicos. A unidade adquiriu um ultrassom portátil para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), bisturis elétricos e novos aparelhos de anestesia, por exemplo”, disse o médico.
Ele ressaltou que, junto a isso, a unidade tem feito mutirões para procedimentos oftalmológicos, de artroplastias (cirurgias de joelho e quadril) e urológicos aos finais de semana. “Os mutirões têm sido fundamentais para que o São João Batista possa seguir batendo recordes de cirurgias todo mês”, afirmou Flávio Reis.
O diretor-geral do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria, agradeceu a toda a equipe do hospital pela dedicação para que o São João Batista, nos últimos quatro anos, voltasse a ser a referência para a população de Volta Redonda.
“Ver nosso hospital salvando vidas, oferecendo mais qualidade de vida aos pacientes é muito gratificante. Quando assumimos a prefeitura, em 2021, estava quase fechando as portas e sob intervenção judicial. A realidade agora é outra. São quatro anos de muito trabalho, em que parabenizamos médicos, enfermeiros e todos os funcionários da unidade, que abraçaram essa causa. Mas seguimos em frente para fazer ainda melhor, com mais recordes de cirurgias e a ampliação da oferta de serviços com o novo prédio anexo”, afirmou Faria.
Ampliação do HSJB: um novo hospital com R$ 30 milhões de investimento
O Hospital São João Batista está sendo ampliado e praticamente está virando um novo hospital. O prédio anexo ao HSJB, que terá cinco pavimentos, receberá o nome do engenheiro Ildony Hélio Bellei. Serão três pisos de garagem, e os pavimentos acima receberão um novo centro cirúrgico, novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários, totalizando 40 leitos. Haverá ainda a ampliação dos setores de farmácia, almoxarifado, nutrição, urologia e administração.
O prefeito Antônio Francisco Neto afirmou que o HSJB foi uma prioridade neste mandato e seguirá recebendo atenção no próximo. “Todo investimento já feito na unidade, entre modernização e valorização do profissional, promoveu a reestruturação do serviço e colocou a unidade novamente como referência no interior do estado. Agora, o Hospital São João Batista vai crescer e atender ainda melhor a população”, disse o prefeito.