A vida está cada dia mais corrida e dinâmica, por isso até os órgãos públicos precisam se reinventar e buscar soluções práticas na relação com o contribuinte. Neste sentido, o “Queimadense”, uma inteligência artificial que ajuda os moradores de Queimados a ter acesso a diversos serviços da prefeitura de Queimados através de aplicativos de mensagens e chat web, completa um ano de funcionamento nesta segunda com mais de 100 mil atendimentos contabilizados.
O servidor público virtual tem agilizado diversos serviços da prefeitura e ajudado a resolver dezenas de serviços burocráticos como certidões, IPTU, protocolos, entre tantos outros. O prefeito Glauco Kaizer falou sobre a adesão à inteligência: “Sabemos que precisamos transformar os serviços públicos e desburocratizar cada vez mais. Se o cidadão pode resolver sua necessidade em casa, através do celular ou computador, não há razão de se deslocar até a prefeitura e perder um tempo precioso no seu dia. O governo municipal vai continuar investindo em tecnologias”, destacou.
De acordo com os dados divulgados pela secretaria municipal de Fazenda e Planejamento, nestes primeiros 100 mil atendimentos, quase 20% foram sobre certidões, com isso, o serviço mais procurado. Em segundo aparece o IPTU com 16,38% dos acessos; em terceiro consulta de protocolo com 14,47%. Ainda aparecem contracheques (11,38%), extratos de dívidas (9,98%), nota de empenho (3,70%).
O “Queimadense” atende através do número 21-99867-9989 através do whatsapp e telegram e o cidadão precisa seguir as orientações na conversa com o atendente virtual. O secretário de Fazenda, Alex Binoti, ressalta a importância da tecnologia: “O Queimadense traz economicidade que vai além da financeira, mas de tempo do contribuinte que, em minutos consegue resolver questões que levariam horas”. disse.
Para comemorar o aniversário de um ano, teve bolo com a presença do mascote e com direito a parabéns. O Prefeito Glauco Kaizer esteve no evento, ao lado da primeira-dama, Cristiane Kaizer, além de secretários e funcionários da secretaria municipal de Fazenda.