Com 101 votos a favor, o Congresso da República exonerou o presidente Pedro Castillo por incapacidade moral´.
Não vai mais. O Plenário do Congresso aprovou esta tarde a moção de vacância contra Pedro Castillo do cargo de Presidente da República por incapacidade moral para o exercício de suas funções. A representação nacional aprovou esta medida por maioria com 101 votos a favor, seis contra e 10 abstenções, após concluída a votação nominal, ou seja, cada um dos parlamentares foi chamado para emitir sua decisão.
“Foi aprovada a resolução que declara a vacância da Presidência da República pelas razões expostas no inciso 2 do artigo 113 da Constituição, em consonância com o artigo 117 da Carta Política“, disse o chefe do Congresso, José Williams. Zapata, quando foi anunciado o resultado final.
Da mesma forma, Williams Zapata afirmou que após a decisão tomada pelo Congresso, seguirá o regime de sucessão presidencial estabelecido no artigo 115 da Constituição Política do Estado. Além disso, foi convocada a sessão plenária marcada para as 15h00, a fim de prestar juramento a Dina Boluarte, para que esta assuma o cargo de Presidente da República.
castelo parado
Pedro Castillo foi detido pelas autoridades depois de dissolver o Congresso da República na quarta-feira, 7 de dezembro. O acusado como líder de uma organização criminosa foi abordado na via pública e transferido para a Prefeitura localizada na Av. España. O procurador do estado, Daniel Soria, já apresentou uma denúncia criminal contra Castillo pela medida inconstitucional adotada. Ele anunciou o fechamento do Parlamento durante uma mensagem à Nação.
Enquanto isso acontecia, o Legislativo votava em sessão extraordinária, e sem debate, a vaga presidencial. A exoneração do até hoje presidente da república foi aprovada com 101 votos a favor. Apesar da grave situação atual do país, houve abstenções e votos contra.
Nas imagens captadas pelo Canal N, Castillo é visto sendo interceptado quando estava dentro de um carro cinza. Neste contexto, várias viaturas policiais bloquearam a viatura e agentes da Segurança do Estado procederam à sua detenção.
Em cumprimento aos nossos poderes e atribuições descritos no art. 5 do DL No. 1267 Lei da Polícia Nacional do Peru, tropas do PNP intervêm no ex-presidente Pedro Castillo. pic.twitter.com/w5dCD1oBSN
– Polícia Nacional do Peru (@PoliciaPeru) 7 de dezembro de 2022