Moisés Navarro lançou o EP, “Aquele Abraço, Gilberto Gil – Vol. III”, com as participações de Áurea Martins, Margareth Menezes e Zé Manoel.
Moisés Navarro disponibilizou nas principais plataformas digitais, seu novo EP, “Aquele Abraço, Gilberto Gil – Vol. III”, da série em que relê canções pouco exploradas por Gilberto Gil. Para este novo trabalho de carreira, o cantor e compositor, contou as participações especiais de, Áurea Martins, Margareth Menezes e do cantor pernambucano, Zé Manoel.
“Aquele Abraço, Gilberto Gil – Vol. III”, dá continuidade do projeto ‘Aquele Abraço, Gilberto Gil’, que teve o primeiro volume lançado em outubro de 2021, e o segundo em maio de 2022.
O trabalho que celebra a obra de Gilberto Gil é um lançamento do selo Alves Madeira e traz as assinaturas do maestro Jaime Alem, na direção musical e arranjos, do produtor Pedrinho Alves Madeira na criação e direção artística do projeto.
A capa ficou por conta do designer Denilson Cardoso, a partir da foto criada e dirigida por Pedrinho Alves Madeira e tem como cenário um trabalho do premiado artista plástico Ricardo Homen.
AFRO-RELIGIOSIDADE E REFLEXÕES FILOSÓFICAS COMO TEMAS
O EP Vol. III, fecha a trilogia iniciada em outubro passado e anuncia o lançamento do álbum ainda este semestre, com mais duas gravações inéditas. No EP Vol. I, a temática abordada é a questão racial e no EP Vol.II, o foco é o amor sobre todas as maneiras, agora temos dois distintos recortes que se interligam: a afro-religiosidade e as reflexões filosóficas, características latentes na obra de Gilberto Gil e que dialogam entre si quando abordadas por ele.
As quatro músicas escolhidas para o EP Vol.III, refletem o olhar de Gil sobre essas questões temáticas. São dois pungentes afro-sambas: “Opachorô” e “Bahia de Todas as Contas”, um reflexivo samba-blues; “Então Vale a Pena”, é um ensolarado e atemporal samba composto no exílio londrino, “Fechado para Balanço”.
Assim como nos EPs anteriores, Moisés Navarro relê com propriedade canções pouco conhecidas do repertório de Gilberto Gil e neste terceiro EP, conta com o auxílio luxuoso de três convidados, o pernambucano, Zé Manoel que divide os vocais em, “Então Vale a Pena”, na companhia da carioca Áurea Martins, na faixa, “Fechado Pra Balanço” e com a baiana Margareth Menezes, Moisés Navarro gravou o afro-samba, “Bahia de Todas as Contas”.
AS CANÇÕES ESCOLHIDAS PARA O EP “AQUELE ABRAÇO, GILBERTO GIL – Volume III”
01. “Opachorô” (1995): Lançada originalmente por Gilberto Gil no álbum “Quanta”, de 1997, a música não recebeu outra gravação.
02. “Então Vale a Pena” (1978): O único registro da música é da cantora Simone, no álbum, “Cigarra”, de 1978.
03. “Fechado Pra Balanço” (1970): Originalmente lançada por Elis Regina no álbum “Elis… Em Pleno Verão” (1970), não teve outros registros vocais até agora.
04. “Bahia de Todas as Contas” (1983): A única gravação é de Gal Costa, no álbum “Baby Gal” (1983).
SOBRE A CAPA:
Na concepção do Pedrinho Alves Madeira, idealizador e diretor artístico de todo o projeto, traduz em seu conceito ético e estético a proposta sonora e poética do EP. Não por coincidência, o homem negro aqui representado pelo cantor Moisés Navarro sustenta com toda a sua firmeza, a ancestralidade explícita não apenas nos muito colares que lhe adornam o torso nu, mas principalmente pela sua imponência e firmeza. E a imagem se completa com o fixo olhar deste homem para o futuro, para a luz, nos fazendo entender estarmos diante de um vivaz guerreiro/ pensador.