Na noite de terça-feira, 19 de março, o município de Bom Jesus do Itabapoana foi palco de mais um apagão. Diversas áreas da cidade continuaram sem energia elétrica por várias horas após o início do incidente. A grave situação levou uma cidadã local a manifestar sua indignação de forma destrutiva na manhã seguinte, na agência de atendimento da ENEL.
Questionando a ineficiência dos serviços e a negligência para com os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis como os idosos que dependem de equipamentos médicos, a moradora expressou seu descontentamento ao danificar equipamentos de informática e outros itens de escritório na sede da concessionária. Ela também destruiu alguns eletrodomésticos de sua propriedade que haviam sido comprometidos pelas falhas no fornecimento de energia.
Como resultado desse acontecimento, o estabelecimento foi fechado para fins de perícia técnica, seguindo orientações das autoridades policiais presentes no local. A mulher foi detida e encaminhada à delegacia para as devidas providências.
A Enel Distribuição Rio emitiu um comunicado confirmando que o fornecimento de energia foi completamente restabelecido aos clientes do município às 2h da manhã de quarta-feira. O comunicado acrescentou que o problema foi ocasionado por um incidente na Linha de Distribuição Cruzamento – Franco Amaral, o que afetou o serviço na região.
Vale ressaltar que esta não é a primeira ocorrência de falta de energia na localidade. No início do mês corrente, a população do município, que soma aproximadamente 50 mil habitantes, ficou sem eletricidade por mais de 24 horas. A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Bom Jesus do Itabapoana ingressou com uma representação contra a Enel no Ministério Público no dia 15 de março. Na ocasião, a empresa alegou que o desabastecimento se deu devido ao roubo de cabos em cinco diferentes trechos da linha de transmissão que atende a cidade.