Com cartazes nas mãos os moradores gritavam: “Foram 13 milhões para o bolso do ladrão!” Muitas dessas famílias que foram para a pista de subida da Via Dutra (BR116), na altura de Queimados na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro para bloquear o trânsito como uma última forma de pedir socorro, estavam revoltadas, enfurecidas. Mulheres com crianças, idosos, pessoas com deficiência vem sofrendo por causa do abandono das obras de reforma dos condomínios que foram licitadas pelo Governo do Estado.
Douglas Neves, Síndico dos Condomínios, ressaltou que a manifestação é um grito de socorro dos moradores que já não aguentam mais tanto descaso do oder público.
“Todos estão aqui de maneira ordeira e pacífica buscando uma solução para tantos problemas encontrados nos condomínios e para que as obras sejam de fato concluídas”– mencionou Douglas Neves.
Os condomínios Valdariosa são divididos em três quadras I, II e III, cada quadra foram edificados 500 apartamentos há cerca de 11 anos, fruto do projeto Minha Casa Minha Vida, muitas dessas unidades já se encontram comprometidas por causa de infiltrações, os apartamentos do primeiro andar dos blocos, sofrem por causa do esgoto que foi prometido que seria reformado e não fizeram nada, enquanto isso, moradores continuam sofrendo com o esgoto que entra dentro dos apartamentos, além de toda semana a área externa dos bloco ficarem alagas com águas de esgoto com mau cheiro, gerando risco para as crianças que utilizam o espaço para brincarem, inclusive na reportagem desta quinta-feira (22), a mãe de uma dessa crianças que utilizam o espaço para brincar estava com as penas tomadas por um tipo de alergia. Todas as semanas, os funcionários dos condomínios precisam dar o jeitinho brasileiro para desentupir o esgoto, porque as tubulações subterrâneas já se encontrarem danificadas.
A reivindicação dos moradores é o retorno total das obras mas, desta vez, cumprindo com todo o projeto, só para se ter uma noção, na época do lançamento da reforma dos condominios foram prometidos além da reforma do esgoto a reforma da Caixa d’água que se encontra toda enferrujada com o risco de cair causando um acidente que pode gerar muitas vítimas, até fatais. Para chegar a casa de bombas se tornou uma vardeira via crucis, vazamentos, lama, ferrugens para todos os lados, além da parte elétrica por causa das infiltrações, também acabou se desgastando e gera risco de incêndio.
O sistema de incêndio dos condomínios e dos blocos, estão totalemnete parados e danificados, não foi feito uma reparação na reforma, não existe uma mangueira de combate a incêndio que possa ser usada em caso de emergência, muito menos os hidrantes funcionam, o telhado que cobre os blocos de cinco andares, que deveriam ser totalemnte trocados por causa das infiltrações nos apartamentos de quem mora justamente no quinto andar, não foi realizado de forma correta, pois os moradores continua tendo problemas com os vazamentos e infiltrações, nada mudou, em aguns casos, piorou ainda mais.
As obras foram na verdade apenas um marketing político para a corrida eleitoral de 2022, após as eleições, as obras foram paralizando ao longo de 2023 até que sumiu todos os funcionários e os moradores ficaram “chupando o dedo” como sempre, entregaram as obras faltando muita coisa a ser feita. A reportagem do Jornal Folha Kariocas ouviu vários moradores e suas reclamações e os mesmos querem que os prédios sejam pintados novamente com uma tinta de qualidade, pois a que foi usada, saí até na roupa de quem encosta nas paredes e os prédios já se encontram todos desbotados, que as caixas d’água sejam revitalizadas, o esgoto seja refeito, entre outras melhorias que foram planejadas para os condomínios I, II e III no Valdariosa e não foram cumpridas.
Governador Cláudio Castro, cadê o senhor? Onde estão os deputados da Alerj para ficalizarem essas obras? Cadê secretários, engenheiros e deputados que estiveram no lançamento das obras para irem até o local para ver como ficou e o que foi feito? Todos sumiram, lamentavel!