Morreu nesta quarta-feira (27), o empresário Jacob Barata. Conhecido como Rei dos Ônibus. Ele estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Jacob foi um dos fundadores e sócio de uma das maiores empresas do setor, o Grupo Guanabara. Aos 91 anos, Jacob Barata que era viúvo, deixa três filhos e nove netos.
Paraense o empresário nasceu em agosto de 1932 na cidade de Belém, de origem judaica-sefardita, passou a infância na capital paraense e se mudou para o Rio aos 14 anos. Começou a trabalhar cedo carregando panelas de alumínio que um amigo vendia e fazendo cobranças. À noite, estudava no Colégio Piedade, onde fez o curso ginasial. Também trabalhou como escriturário em um banco e vendeu joias antes de se tornar empresário do setor de transporte.
Com 18 anos, no Rio, iniciou a carreira no setor de transportes. Jacob Barata foi um dos fundadores do Grupo Guanabara, um dos maiores conglomerados de empresas de ônibus do país, que conta com mais de 30 empresas, principalmente na região metropolitana do Rio de Janeiro. Um banco e concessionárias de veículos comerciais Mercedes Benz também fazem parte do grupo fundado em 1968 e que tem mais de 8 mil funcionários.
Os negócios da família Barata estão à frente da operação de linhas de ônibus na cidade há mais de 50 anos. Apenas no Rio, a família é dona de 11 empresas de ônibus e contam com cerca de 400 coletivos circulando na cidade.
Barata é pai de Jacob Barata Filho, empresário também do ramo de transporte de passageiros que herdou o apelido de Rei dos Ônibus, também é um dos gestores do Grupo Guanabara. Em novembro de 2020, Barata Filho foi condenado pela Justiça Federal no Rio de Janeiro a mais de 28 anos de prisão por corrução.
“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Jacob Barata na manhã desta quarta-feira (27) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”, manifestou a unidade de saúde em nota. O corpo dele começou a ser velado às 15h desta quarta no Cemitério do Caju.