Considerado uma das maiores vozes do Carnaval do Rio, Melquisedeque Marins Marques, o eterno Quinho do Salgueiro, falece com 66 anos. Quinho morreu no final da noite desta quarta-feira (3), no Hospital Evandro Freire, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Segundo familiares, a causa da morte foi insuficiência respiratória.
Quinho vinha lutando contra um câncer de próstata desde 2022, ainda não há informações sobre velório e enterro. A Acadêmicos do Salgueiro, escola de samba que Quinho era interprete comunicou o falecimento do grande amigo e irmão do samba: “Hoje o Salgueiro Chora! Com profunda emoção e um nó na garganta, comunicamos o doloroso adeus a Melquisedeque Marins Marques, nosso Quinho do Salgueiro, um gigante cuja ligação com o G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro transcendeu os limites da música e do carnaval. Quinho não foi apenas um intérprete talentoso; ele foi a voz que ecoou em cada conquista, em cada desfile, e que se entrelaçou intimamente com a alma do Salgueiro“.
O presidente do Acadêmicos do Salgueiro, André Vaz, lamenta profundamente a perda deste grande sambista, apaixonado pela Academia do Samba.
“Um grande amigo, um grande intérprete, marcou a história do Salgueiro e do Carnaval. Nós acompanhamos de perto a incansável luta do Quinho e sentimos muito essa perda. Ele merece todas as homenagens e fazemos questão de que o último adeus seja em nossa quadra, no lugar onde Quinho cantou, encantou e brilhou durante tantos anos.”, finalizou.
O intérprete era conhecido por sustentar vários gritos de guerra carnavalescos, que se tornaram sua marca registrada, como “Arrepia, Salgueiro!”, “Ai, que lindo”, “Pimba, pimba” e “Vai pegar fogo no gongá”. Nos anos 90, Quinho liderava o samba no Rio, em 2003 veio com tudo de forma triunfante, trabalhando para que uma gloriosa vitória em 2009 com o enredo “Tambor”. Em 2018, compartilhando o microfone com Emerson Dias, foi mais do que uma volta; foi o reencontro emocionante de um filho pródigo com a casa que sempre foi sua. A morte de Quinho foi confirmada pelo perfil oficial do Salgueiro no Instagram.
Leia a noto inteira emitida pelo Salgueiro no link abaixo.