O Tribunal Distrital de Leninsky de Novosibirsk condenou um morador local a oito anos e sete meses de prisão sem fiança em uma colônia penal com proibição de dirigir por três anos, por ter dirigido embriagado, não ter atendido a órdem de parar, além de tentar fugir da polícia. O crime aconteceu em 2022, onde dois passageiros morreram por culpa dele.
Segundo jornal da região, foi aberto um processo criminal contra Aleksey Knyazev, de 27 anos, sob dois artigos do Código Penal (Violação por dirigir ou operar um carro, bonde ou outro veículo mecânico iseridos nas regras de trânsito da Rússia, que por negligência cause a morte de pessoas por estado de embreaguez). Alesksey Knyazey causou a morte de duas pessoas, justamente por está embreagado.
“O mesmo estava em estado de embriaguez, dirigindo um carro Lada Priora tecnicamente em boas condições, sem apólice de seguro, no escuro, ignorando as ordens dos policiais de trânsito para parar dadas por um alto-falante, seguiu a faixa de rodagem da rua Svyazistov, transportando dois passageiros sem os cintos de segurança”, disse Alexandra Fedorova , promotora adjunta do distrito de Leninsky a um jornal local.
O homem não atendeu à ordem dos policiais para parar e tentou fugir. A uma velocidade de 90 km/h ele caiu em um buraco onde trabalhadores faziam alguns reparos na via. O motorista não sofreu ferimentos graves, porém, um de seus passageiros morreu no local, o segundo na ambulância. A sorte que os trabalhadores saíram do buraco alguns minutos antes do acidente, se não o número de vítimas seria maior.
Após o anúncio da sentença judicial, o homem foi preso, o envolvido ficará no centro de prisão preventiva até que a sentença entre em vigor.