Na década passada, era raro trabalhar para uma empresa de outro país sem se mudar. Anos depois, com a evolução da tecnologia e a mudança de mindset corporativo no pós-pandemia, a possibilidade não só existe, como cada vez mais corporações e profissionais aderem a ela.
A tendência nearshore, termo em inglês para “perto da costa”, muito utilizado pelas empresas de tecnologia, consiste na terceirização de serviços de TI para países estrangeiros que compartilham características semelhantes, aproveitando-se de aspectos culturais e fusos horários similares.
De acordo com Jorge Cruz, diretor de IT da Adecco, uma das verticais do Grupo Adecco, líder mundial em soluções de RH, o Brasil está se tornando um importante IT delivery center, ou seja, um centro de entrega de tecnologia, provendo profissionais para demandas vindas de fora do país. “Somos hoje uma opção relevante, não apenas para as empresas prestadoras de serviços de TI, mas também para grandes multinacionais, dos mais diversos setores da economia”, destaca.
Conforme o diretor, isso se dá pelos diferenciais que os profissionais brasileiros têm a oferecer. “Na Adecco, começamos a perceber que o nearshore é muito atraente pela taxa cambial, que possibilita que os custos locais em reais, quando convertidos para dólares, consigam ser ainda muitas vezes atrativos, especialmente quando comparados aos custos de profissionais residentes nos Estados Unidos e Europa”.
Além disso, Cruz afirma que o fuso horário brasileiro é conveniente para operações nos horários da Europa Ocidental e da América do Norte. “Mesmo que o serviço tenha de ser prestado durante o horário comercial do cliente, o período entre 6h e 22h, no horário brasileiro, é capaz de cobrir, sendo conveniente para ambos”.
Ele destaca ainda a vantagem para o profissional que consegue fazer um intercâmbio cultural e ter a experiência de uma empresa internacional no currículo. “Oportunidades de fazer parte de times globais alocados em projetos de clientes no exterior costumam atrair aqueles que buscam esse tipo de experiência e o aperfeiçoamento de uma língua estrangeira, geralmente o inglês”. “A flexibilidade e a adaptabilidade dos brasileiros certamente facilitam a integração dos profissionais em times globais e contribuem para sua contratação”, conclui.
Sobre o Grupo Adecco
Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas. Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes oito países e conta com sete milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo conta com quatro marcas presentes no Brasil: Adecco, Pontoon Solutions e LHH. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique. O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.