Nesta segunda-feira (27), um grupo de moradores de Queimados, na Baixada Fluminense, que sofreram com as últimas chuvas, que assolaram vários municípiosdo Rio de Janeiro, reuniram-se com o Secretário de Assistência Social, Sr. Eduardo Lopes, para esclarecimentos sobre uma falsanotícia lançada nas redes sociais do município.
Em acordo com a referida postagem,o “Cartão Recomeçar”, um benefício eventual concedido pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro, no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), para auxiliar as famílias impactadas por desastres naturais, “já estaria no município de Queimados mas que a Secretaria de Assistência Social só iria distribuir os cartões se o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Glauco Kaizer, vencer o pleito eleitoral de 2024”.
A notícia fake foi esclarecida pelo Secretário de Assistência Social, Sr. Eduardo Lopes, que se reuniu com um grupo de moradores no CRAS do bairro São Roque.
“Os cartões ainda não estão em Queimados, soltamos sim uma nota de que seria realizado um evento no dia 08 de maio, com a presença do governador, Sr. Cláudio Castro e da Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Sra. Rosângela Gomes pois neste primeiro momento eles mesmos fariam a entrega dos cartões. No entanto no dia 06 de maio último, recebemos o comunicado da coordenação Estadual do Cartão Recomeçar, através de email, pontuandoquea entrega seria adiada, até o momento não recebemos uma nova data. A notícia lançada nas redes sociais é puro FAKE NEWS, em nenhum momento a Secretaria de Assistência Social ou o Prefeito Glauco Kaizer proferiu declarações absurdas como esta” – mencionou o Secretário, Eduardo Lopes.
O Secretário, Eduardo Lopes,afirmou, durante a reunião, que está viabilizando juntamente com a Secretária de Assistência Social do Estado, Sra. Rosângela Gomes, para que os cartões liberados possam ser entregues e que os próximos sejam entregues pelo Governador do Estado, para que as famílias já contempladas possam recebê-los. Importando esclarecer que o Benefício eventual “Cartão Recomeçar” é liberado e gerenciado pelo Governo do Estado, cabendo ao município apenas a identificação das famílias atingidas, o que foi realizado há época das chuvas. Sendo assim, o município não possui ingerência para determinar a data da entrega, neste momento estamos aguardando o posicionamento da Secretaria Estadual de Assistência Social para a divulgação da data precisa.
É importante sempre verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las ou se revoltar com elas. Se houver uma notícia circulando sobre qualquer assunto, é recomendado buscar fontes confiáveis de informação, como veículos de imprensa locais ou autoridades municipais, para confirmar a veracidade da notícia. Em caso de dúvidas os munícipes podem buscar informações no CRAS, CREAS e na própria Secretaria Municipal de Assistência Social. O compartilhamento de notícias falsas pode causar confusão e desinformação, gerando graves problemas. O esclarecimento e a busca por informações, em fontes confiáveis, é sempre o melhor caminho.
A prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos, estando o Gabinete do Secretário, Sr. Eduardo Lopes, de portas abertas para dirimir as dúvidas que persistam.