No início do mês de abril (03/04), o deputado estadual Carlinhos BNH (PP) visitou, um terreno que poderá abrigar a provável área do complexo militar da Baixada, junto com o secretário de Segurança de Nova Iguaçu, coronel Fernando Bastos; e do Coronel Veiga, da Diretoria de Engenharia e Arquitetura da PM.
No local planeja-se a construção de um moderno complexo de segurança com três unidades vinculadas à Polícia Militar – além do batalhão, um hospital e um Grupamento Aeromóvel (GAM).
Membro da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Carlinhos BNH é autor da Indicação Legislativa número 360/2023 ao governo estadual solicitando a construção do batalhão da PM em Nova Iguaçu e, na época em que presidiu a Comissão de Segurança da Câmara Municipal, também levou ao governador essa demanda.
“Além do batalhão, reivindicação antiga dos moradores, também será uma grande vitória para os policiais militares e familiares a construção de um hospital. O HPM em Nova Iguaçu vai proporcionar atendimento para toda Baixada Fluminense, Zona Oeste e até interior, desafogando os hospitais do Centro e de Niterói. O HPM Baixada é mais um sonho que poderá ser concretizado com verba própria do Fuspom”, afirma Carlinhos BNH.
“Quero agradecer ao prefeito Rogério Lisboa e ao governador Cláudio Castro pela sensibilidade de olharem para a Baixada Fluminense e nos atender. Seguiremos trabalhando agora para acelerar a cessão do terreno. Com união e trabalho, Nova Iguaçu finalmente terá um complexo de segurança pública para proporcionar mais tranquilidade às famílias”, afirma o deputado estadual Carlinhos BNH.
Embora seja considerada a “capital da Baixada Fluminense”, Nova Iguaçu é a única cidade da região que não tem seu próprio Batalhão de Polícia Militar. O que já teve se foi com a emancipação de Mesquita, em 1999.
No mês passado, o governador Cláudio Castro confirmou a implementação do batalhão em Nova Iguaçu, e também foi publicado no Diário Oficial decreto criando um grupo de trabalho para redefinir e aperfeiçoar as áreas de atuação da Polícia Militar, incluindo a criação de novos batalhões.