Começa a ser emitida no próximo dia 26 de julho o novo modelo de identidade no Brasil. Segundo a Receita Federal, o modelo começará a ser distribuído no Rio Grande do Sul, na 3ª feira.
Após o Rio Grande do Sul, o novo modelo estará disponível também para os moradores do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Todos os demais Estados estarão aptos a emitir o novo modelo de identidade até março de 2023.
Na nova identidade, o número do RG deixará de existir e só o CPF permanecerá. De acordo com o governo, o objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades da federação. Hoje, os cidadãos podem emitir um RG diferente em cada Estado.
Por isso, para ter a nova carteira de identidade, será preciso regularizar o CPF. “Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação”, orientou a Receita.
Também serão feitas validações biográficas e biométricas para a emissão da carteira. O documento de identidade terá versões física e digital, além de vir com um QR Code para a verificação de autenticidade.
A substituição, segundo o governo, será feita de forma gradual e gratuita. A identidade atual continuará válida até 2032.