Aconclusão das obras de reforma e ampliação do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, a cada dia estão mais próximas de se tornar realidade. A MMC Engenharia, empresa responsável pelos serviços, prossegue atuando em diversas frentes, e quem passa pelo local da obra, no bairro Colina, já pode vislumbrar como ficará o prédio quando inaugurado.
Segundo a empresa, a infraestrutura geral segue avançando, com os serviços de alvenaria próximos do fim. Mas é nos detalhes que se percebe o quanto a ampliação do HSJB está adiantada: os pisos estão quase finalizados, com o assentamento de 90% do previsto. Também há um progresso significativo nas instalações hidrossanitárias – especialmente no que diz respeito à água potável, que está 95% concluída, enquanto a parte de esgoto sanitário já teve mais de 40% das instalações realizadas. Houve avanço nas instalações de água pluvial, com 88% delas concluídas.
Quanto às instalações elétricas, 96% do trabalho já foi realizado; 82% das instalações contra incêndio foram concluídas, assim como um terço das instalações de ar-condicionado. No que diz respeito às instalações de gases medicinais, 89% delas foram concluídas, segundo a MMC Engenharia.
“Temos acompanhado de perto as obras, e é muito satisfatório observar como o prédio já tomou forma e está próximo de sua conclusão”, disse o diretor-geral do hospital, o vice-prefeito Sebastião Faria, lembrando que o prédio anexo já recebeu, semana passada, os primeiros equipamentos, destinados ao Central de Material Esterilizado (CME).
Sobre o anexo do HSJB
O prédio anexo do São João Batista terá um total de cinco pavimentos e está sendo erguido onde ficava o estacionamento dos funcionários. Ele vai abrigar em um de seus andares o Centro Cirúrgico, o Centro de Material Esterilizado (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica, com capacidade para dez leitos. O andar será interligado, por meio de rampa e elevador, ao primeiro pavimento da estrutura já existente.
A nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), com 20 leitos, e uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), com dez leitos, ficarão no último pavimento e serão interligados ao segundo piso do atual prédio, graças a uma rampa e dois elevadores. Os setores Nutrição, Administração e Urologia serão ampliados, sendo que a parte de Urologia irá para um novo setor, assim como a Farmácia, atendendo às normas RDC 50 e 36 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Por fim, os três primeiros andares do anexo servirão de estacionamento, com um total de 70 vagas. O prédio ainda vai ser o novo local do almoxarifado, igualmente com três pavimentos, interligados por um elevador monta-carga. A obra contempla, ainda, uma central de tratamento de esgoto para atender às normas ambientais vigentes, assim como a ampliação da recepção principal e a construção de um banheiro com acessibilidade.
“Já realizamos centenas de obras em quase quatro anos, e temos muito mais a entregar. Reformamos e inauguramos unidades de saúde, teremos um Hospital da Criança, zeramos a fila de vários exames. A conclusão da ampliação do Hospital São João Batista é uma das realizações para que Volta Redonda continue a ser referência em saúde, e será um marco na história de nossa cidade”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.