A história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil começou em 25 de março de 1902, quando o jovem sueco Daniel Berg (1884-1963), com 18 anos e crente batista, desembarcou em Boston, nos Estados Unidos.
Atendendo ao que os evangélicos chamam de “chamado divino” para a obra missionária no Brasil, Vingren deixou em 12 de outubro de 1910, o pastorado da igreja em South Bend e Daniel Berg saiu do seu emprego numa quitanda em Chicago. Ambos chegaram em Belém do Pará em 19 de novembro de 1910, moraram no porão da Igreja Batista, nos cultos e reuniões de oração da igreja, Vingren e Berg, começaram a falar o idioma português e pregavam a respeito do batismo com o Espírito Santo. O objetivo deles era pregar o evangelho de poder aos seus ouvintes.
Após um membro da igreja Batista, Celina Martins Albuquerque, passar pela experiência de receber o chamado “batismo com o Espírito Santo”, uma discussão começou a surgir na igreja o que ocasionou na expulsão de alguns membros. No dia 18 de junho de 1911, domingo, com 18 pessoas presentes mais Vingren e Berg, nasceu, na casa de Celina Albuquerque, a Missão de Fé Apostólica, que, em 11 de janeiro de 1918, foi registrada oficialmente como Sociedade Evangélica Assembleia de Deus.
RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro ainda era a Capital da República do Brasil quando, em 1925, o missionário sueco Gunnar Vingren e sua esposa Frida organizaram oficialmente a Assembleia de Deus no bairro de São Cristóvão, Zona Norte da cidade. Conduzida pelos obreiros escandinavos, o trabalho pentecostal expandiu-se por toda a região do antigo Distrito Federal e o estado fluminense.
Com quase 100 anos de existência no Rio de Janeiro, os cultos comemorativos pré-centenário já começaram a ser realizados.
Nesta sexta, 24, a CEADIRJ (Convenção Estadual das Assembleias de Deus Independentes do Rio de Janeiro), representada pelo pastor Getúlio Santos, comemorou o seu terceiro aniversário com uma programação na Assembleia de Deus Semeando Fé, presidida pelo pastor Eduardo Souza e sua esposa pastora Tânia, na cidade de Queimados na Baixada Fluminense.
Com muito louvor, adoração e presença de Deus. Durante a apresentação do ministério de louvor, que cantou hinos tradicionais da Harpa Cristã, os que estiveram presentes puderam entrar em uma sintonia direta com Deus. Além do ministério de louvor se apresentaram também o Grupo de Mulheres, que levou a congregação a uma adoração contagiante, e o coral de jovens.
Logo após o momento de louvor o presidente Internaional da CONADIBE, Pr Galdino Junior levou uma mensagem aos presentes baseado no texto do livro do profeta Ezequiel 2. A programação também faz parte do calendário de comemoração do pré-centenário da Assembleia de Deus no rio de Janeiro.
Estiveram presentes no aniversário da CEADIRJ pastores filiados à mesma como o Pr Adilson Rangel, Pr Celso Brasil, Pastor Roberto Borges e o Pr Galdino Junior, Presidente Internacional da CONADIBE, além de membros de outras igrejas Assembleia de Deus localizadas no município de Queimados e também de outros municípios.
Hoje, 25, as comemorações continuam na Assembleia de Deus Semeando Fé, a partir das 19h00. A Igreja fica localizada no bairro Santa Rosa em Queimados, na Baixada Fluminense, no seguinte endereço:
Estrada da Piabas, 24, Santa Rosa Queimados/Rio de Janeiro.