O governo britânico manifestou na segunda-feira a sua preocupação com as alegações de
irregularidades na contagem dos votos na Venezuela e solicitou a divulgação dos resultados detalhados das eleições para garantir a transparência.
“Estamos preocupados com relatos de graves irregularidades na contagem e nos resultados declarados das eleições presidenciais de domingo na Venezuela”, disse o Ministério das Relações Exteriores em Londres em X.
“Pedimos uma publicação rápida e transparente dos resultados completos e detalhados, a fim de garantir que reflitam os votos do povo venezuelano”, acrescentou.
Os Estados Unidos e vários países latino-americanos questionaram esta segunda-feira a reeleição de Nicolás Maduro para um novo mandato presidencial proclamado na noite de domingo pelo Conselho Nacional Eleitoral, com 51,2% de votos a seu favor face aos 44,2% do candidato da oposição Edmundo. González Urrutia.
A União Europeia e países como a Espanha pediram provas da transparência do processo, enquanto a Rússia, o Irão e a China felicitaram Maduro pela sua reeleição.
O jornalismo independente precisa do apoio dos seus leitores para continuar e garantir que as notícias incómodas que eles não querem que você leia permaneçam ao seu alcance. Hoje, com o seu apoio, continuaremos trabalhando duro por um jornalismo livre de censura!