Conhecer novos lugares, viajar , é o desejo da maioria das pessoas em todo o mundo. No Brasil o setor do turismo movimenta 571 atividades econômicas, o Turismo é uma atividade econômica das mais importantes do mundo no século XXI.
De acordo com estudo da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, o consumo do turista no Brasil movimenta 571 atividades econômicas: 21 serviços ligados diretamente ao turismo, como agências de turismo, hotéis, companhias aéreas; 191 atividades dedicadas aos moradores locais, como bares, restaurantes, táxis e serviços médicos, mas que também atendem turistas; 142 ligadas aos setores de fornecimento de bens e serviços que atendem as empresas de turismo, como agricultura familiar, terceirização de serviços de limpeza e contabilidade e 217 não são ligadas ao turismo, mas se aquecem quando há mais turistas no país. É o caso de oficinas mecânicas e construção civil. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, a cada R$ 1 investido na promoção do turismo, R$ 20 são injetados na economia do Brasil por meio do consumo dos visitantes estrangeiros, um retorno de até 2.000% para a economia.
O TURISMO NO RIO DE JANEIRO
A diversidade de turistas foi muito comemorada por redes hoteleiras no Rio de Janeiro. De acordo com Cassiano Vitorino, porta-voz do Copacabana Palace, o hotel centenário teve com hospedagem lotada desde novembro, sendo os brasileiros 45% do público, seguidos por norte-americanos (15%) e franceses (11%).
As hospedagens se esgotaram em tempo recorde, comparando com anos anteriores.
Ao longo do ano de 2023 houve um aumento positivo no turismo internacional e a expectativa é que neste ano, 2024, ocorra um crescimento ainda maior.
Aproveitando o aumento do turismo no estado do Rio de Janeiro, e a possibilidade de movimentação de forma direta toda a cadeia de produção e serviço o deputado Wellington José (Podemos), mencionou o seguinte em uma de suas redes sociais:
“Esse ano estarei colhendo idéias e sugestões junto aos sindicatos e ao comércio, para assim, indicar soluções de apoio e desenvolvimento para o Turismo do nosso Estado aqui no legislativo fluminense.”
Segundo o parlamentar suas ações, em 2024, estarão direcionadas ao crescimento do Turismo receptivo da cidade do Rio de Janeiro.
O número de turistas está acima da média dos anos passados, em busca das belas praias cariocas. Um conjunto de fatores ajudou nessa procura, o verão “antecipado”, as política públicas de incentivo ao EcoTurismo, ao carnaval que já começou.