Com a chegada de 50 ônibus elétricos a bateria no último dia (18), a cidade de São Paulo, assume a primeira colocação em investimento em ônibus elétricos no Brasil usando energia limpa, deixando Salvado na Bahia em segundo lugar. A entrega fez parte do plano de transição energética da capital paulistana, prevista em lei, e que tem como meta eletrificar pelo menos 20% da frota municipal até 2024.
No evento foram entregues os primeiros ônibus produzidos pela Eletra, com baterias WEG e carroceria Caio. O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes fez questão de participar do evento que se torna um marco na história do transporte de passageiros da cidade. Os ônibus elétricos chegaram em variantes de 12,5 metros, 15 metros e super articulados e estão sendo entregues para os operadoras Ambiental, Transwolff e Transppass e Campo Belo. São várias as vantagem da prefeitura de investido messes ônibus elétricos, além de uma energia limpa e renovável também possui a vantagem da redução de emissões e níveis de ruído que incomodam bastante os passageiros e gera problemas ao longo da vida de quem trabalha na condução do veículo.
Esses pedidos são um reflexo do compromisso assumido pelo prefeito Ricardo Nunes, de eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus da capital até 2024, este termo de compromisso está alinhado com as metas de descarbonização e transição energética da frota de ônibus a diesel para ônibus de baixa emissão de poluentes fixadas pela Lei 16.802, no cumprimento do Programa de Metas 2021-2024 e da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê a redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e a neutralização desse poluente até 2038. também gera um grande impacto na qualidade do ar, nas emissões de gases com efeito de estufa e na saúde pública da população paulistana.
Já a capital da Bahia acabou perdendo sua coroa de ser a primeira cidade a ter a maior frota de ônibus elétricos do Brasil. A BYD (Build Your Dreams), empresa chinesa, entregou 20 ônibus elétricos para Salvador que começaram a entrar em operação desde setembro 2022. Os ônibus elétricos da BYD de Salvador operaram na Região Metropolitana da capital. Os modelos são padron D9W. Ou seja, possuem piso baixo para maior acessibilidade. Por sua vez, a carroceria é da Marcopolo.
Após a entrega dos 50 ônibus da Eletra à São Paulo, a frota de Salvador passa a ser a 2ª maior do Brasil considerando regiões metropolitanas. Afinal, em São Paulo pulou dos 18 ônibus elétricos que percorriam a cidade para 50. Além da cidade paulistana de São José dos Campos que conta com 12 unidades de ônibus nestes padrões. Resta saber se o Rio de Janeiro terá vergonha e passará a investir em ônibus elétricos também com mais conforto e segurança, ao invés de manter uma frota de ônibus antiga, sucateados e velhas com idade acima dos 20 anos jorrando poluição e sem condições de uso,