Ter uma saúde mental saudável implica muito mais que a ausência de doenças mentais. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), Saúde Mental é “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”.
JANEIRO BRANCO
Neste ano, 2024, o tema escolhido para a campanha Janeiro Branco é “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”
Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar. A campanha tem como objetivo criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral.
Wellington José, deputado estadual no Estado do Rio de Janeiro (Podemos), preocupa-se, todos os anos, em lembrar da importância do cuidado da saúde mental.
“E já que estamos no início do ano o momento é mais do que oportuno para apoiarmos a campanha Janeiro Branco, que convoca a sociedade a debater a importância da Saúde Mental. Estou atento todos os anos com os cuidados da saúde mental da população. Promover ações e atividades em instituições de ensino, espaços religiosos, empresa, shoppings e até mesmo em nossa casa junto à família, é uma maneira valiosa de nos sensibilizar sobre a importância da saúde mental” – deputado Wellington José.
Pode-se cuidar da saúde mental praticando o autocuidado: como priorizar um sono de qualidade, buscar alimentação saudável, realizar atividades que são prazerosas, praticar atividades físicas, empenhar-se em atividades relaxantes, como meditação, e parar por alguns minutos e prestar atenção aos seus sentimentos, tirando um momento para se ver, se ouvir, sentindo e acolhendo suas emoções.