ProGlobal e Prointer Bio & Tech estão com inscrições abertas com subsídio de 93%.
O Sebrae Rio conta com dois programas de internacionalização – ProGlobal e Prointer Bio & Tech –, que auxiliam as micro e pequenas empresas a entrarem no mercado internacional, além de apoiar o aumento de volume e a inserção em novos mercados daquelas que já exportam. Em 2022, o Sebrae Rio atendeu mais de 4,6 mil empresas em seus programas de internacionalização (Prointer Bio & Tech e ProGlobal) e em atividades de: capacitações, consultorias individuais, eventos de networking e palestras setoriais. As inscrições estão abertas e o Sebrae subsidia 93% do valor dos programas. Ficando os 7% restantes para o empresário.
“Existe uma grande oportunidade de conquista de novos mercados pelos produtos e serviços brasileiros. O empreendedor precisa olhar todas as oportunidades para sua empresa crescer, melhorar sua competitividade, e alcançar novos clientes nos mercados doméstico e internacional. Para investir nesta estratégia, o empreendedor precisa de informação, planejamento e ação”, reforça Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.
Prointer Bio & Tech
O Prointer Bio & Tech é um programa de aceleração e internacionalização de empresas voltado para MEI, micro e pequenas empresas de base tecnológica que tenham produtos e serviços inovadores e com potencial para contribuir para a solução dos seguintes desafios tecnológicos:
Como contribuir para alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050?
Como contribuir para impactar a saúde e o bem-estar de 2,1 bilhões de idosos até 2050?
Como contribuir para melhorar a qualidade de vida e diminuir a desigualdade nos grandes centros urbanos?
Como contribuir para acelerar a preservação de recursos naturais?
O objetivo do programa é fomentar redes de cooperação e promover o desenvolvimento tecnológico e a internacionalização das micro e pequenas empresas inovadoras e de alto impacto em bioeconomia, contribuindo para a melhoria da competitividade, da produtividade e a inserção dos pequenos negócios no mercado externo.
As inscrições podem ser realizadas pelo site: https://sites.rj.sebrae.com.br/prointerbio/edital/. Trinta empresas serão selecionadas e as inscrições serão encerradas no dia 4 de dezembro. As empresas concorrentes no edital recebem 93% de subsídio do Sebrae e os critérios também podem ser observados no site. Iniciado em 2015, o programa já beneficiou mais de 120 micro e pequenas empresas, expandindo a internacionalização dos participantes em 40%.
ProGlobal
É um programa voltado para pequenas empresas que desejam internacionalizar seu negócio, seja exportando, importando, vendendo ou comprando tecnologias, ou por meio de licenciamento, joint ventures, parcerias e representações comerciais, distribuição, franquia, abertura de filiais e muito mais. Os empresários selecionados terão 93% de subsídio.
Os pequenos negócios vêm enxergando o mercado internacional como opção para aumentar o faturamento das empresas. Para internacionalizar a sua marca, o empreendedor precisa desenvolver novos processos e adquirir uma cultura diferenciada. O objetivo é fomentar e consolidar a participação das micro e pequenas empresas neste cenário, 100 pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições são feitas pelo site https://sites.rj.sebrae.com.br/proglobal/edital/. As micro e pequenas empresas têm até o dia 04 de dezembro para realizar suas inscrições.
O programa terá duração de 12 meses, com 186,5 (horas de capacitações e consultorias individuais), iniciando no mês de janeiro de 2023 e com previsão de término para dezembro do mesmo ano. O conteúdo foi elaborado para aprimorar a competitividade e a produtividade dos pequenos negócios com foco em design e modelagem estratégica para internacionalização; inovação e desenvolvimento de produto/serviço para internacionalização; gestão financeira internacional; estratégia de comunicação internacional e estratégia comercial internacional.
Para participar do edital, os pequenos negócios precisam possuir inscrição válida no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ; estar enquadrada como MEI – Microempreendedor Individual, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, com faturamento anual máximo de R$ 4,8 milhões. Empresas sediadas em outros estados poderão se inscrever para integrar o cadastro de reserva. As empresas participantes precisam desenvolver produtos e serviços com diferenciais competitivos ou soluções inovadoras.