Uma fore tempestade causou grandes transtornos em Paris neste sábado, 27, afetando os Jogos Olímpicos que iniciou nesta última sexta-feira.
Um apagão deixou váios bairros nas escuras afetando o cronograma das competições e também dando um nó no trânsito. O início dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris foi marcado por controvérsias, com a cerimônia de abertura sendo alvo de pesadas críticas e com o ocorrido neste sábado as críticas podem aumentar ainda mais.
Ainda não se sabe o que teria motivado o problema no fornecimento de eletricidade nem quanto da cidade foi afetada. De acordo com informações a dimensão do evento de sexta e a exigência de grandes quantidades de energia pode ter sobrecarregado a rede elétrica de Paris. O perfil OSINTdefender no X (antigo Twitter), que monitora conflitos em todo o mundo, cita a possibilidade de um ataque cibernético ou até mesmo uma sabotagem, como o que afetou as linhas de trem no dia da abertura da Olimpíada.
A prefeitura de Paris, juntamente com as autoridades francesas, implementou uma série de medidas emergenciais para garantir a segurança e a continuidade do evento. Entre as ações adotadas, destacam-se:
- Acionamento de geradores de energia em pontos críticos da cidade, incluindo estádios e arenas olímpicas, Revisão e reforço dos planos de segurança para evitar tumultos e garantir a integridade dos participantes, Comunicação constante com o público através de plataformas digitais e anúncios públicos.