Nesta terça-feira (24), o Jornal Folha Kariocas juntamente com a ONG Instituto IBAVA e a GBC TV Brasil lançamento do termo que lança o 1º concurso na área de jornalismo e educação, que irá envolver jovens e adolescentes das periferias das cidades de Queimados e Japeri.
O empresário e diretor presidente do Jornal Folha Kariocas, Nelson Ferreira, juntamente com o presidente da ONG Instituto IBAVA, Hélio Delamare, com a representação da GBC TV Brasil que também fará parte da idealização do concurso redação Jornalística de Queimados e Japeri, estiveram na Cafeteria Cheirin Bão da empresária Dra. Zuila Senra, para o lançamento do 1º Concurso de Redação Jornalística de Queimados e Japeri, onde se dará prioridade para adolescentes e jovens da periferia de ambas cidades que estão localizadas na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.
Na data foi assinado um documento por ambos responsáveis pelas instituições que irão promover o concurso, um termo de normas, orçamento, ajustes e adequação de como será realizado o concurso e também a transparência total com a sociedade. O concurso será promovido pelo Jornal Folha Kariocas, Instituto IBAVA e GBC TV Brasil e terá como objetivo principal jovens e adolescentes 16 à 29 anos que estejam matriculados em escolas públicas municipais e estaduais ou que tenham concluído os estudos em instituições públicas de ensino. Também foi enfatizado a importância de envolver a periferia, onde existe o maior número defasagem de jovens e adolescentes fora da escola.
O empresário e diretor do Jornal Folha Kariocas e GBC TV brasil Nelson Ferreira, falou um pouco sobre o termo de lançamento do concurso de Redação Jornalística:
“Queremos incentivar nossos adolescentes e jovens que residem na periferia das cidades de Queimados e Japeri que estudam em rede pública de ensino, a desenvolver ideias voltadas para a comunicação com o foco no jornalismo, isso ajudará muito os participantes a se engajarem e a se envolverem mais com a escola. Sabemos que os reflexos da pandemia ainda se encontram na área da educação, onde a criatividade vem gerando o incentivo para o aluno estar em sala de aula e ainda conseguir alcançar um aproveitamento maior nas avaliações durante o ano letivo. A ideia de envolver a imprensa no que se diz respeito ao Jornal Folha Kariocas e a GBC TV Brasil é trazer a vivência desses alunos através da escrita transformando a realidade em que eles vivem em conteúdos jornalísticos. Daí, certamente teremos em um futuro breve muitos jovens interessados na área de comunicação, pedagogia, publicidade entre outras. A ideia central é: Descobrir talentos que estão escondidos” – enfatizou Nelson Ferreira.
Já o presidente do Instituto IBAVA Hélio Delamare, na ocasião lembrou a importância e o compromisso da parte social no concurso:
“É muito importante poder receber um convite para uma parceria e poder participar promovendo este concurso de Redação Jornalística para jovens e adolescentes da nossas cidades de Japeri e Queimados junto com o Jornal Folha Kariocas e a GBC TV Brasil, também é bom frisar a importância da parte do social na área do jornalismo, onde iremos poder mostrar o jovem periférico se envolvendo com o jornalismo, mostrando sua realidade local, os desafios que eles possuem para conseguirem vencer, tanto nos estudos quanto na área profissional. Através do trabalho social que o Instituto IBAVA desenvolve nos bairros, podemos ver jovens com ideias brilhantes, mais não sabem explorar suas ideias da forma correta e com a parceria do Jornal Folha Kariocas e GBC TV Brasil neste projeto, podemos juntar nossas ideias e trazer para as nossas cidades. Já deu certo! Quando o Jornal Folha Kariocas e o Instituto IBAVA se unem, podemos fazer muito para contribuir com a educação de Japeri e Queimados” – mencionou Hélio Delamare.
O período de inscrição do Concurso de Redação Jornalística terá data divulgada já nas próximas semanas. Só no lançamento do termo que garante a forma como será realizado o concurso, envolveu uma logística pesada, entre a captação de ideias e a construção de um termo normativo.
“Será um verdadeiro reality show da educação jamais visto na Baixada”, disse Nelson Ferreira.
O termo foi assinado pelo diretor presidente do Jornal Folha Kariocas Nelson Ferreira e pelo presidente do Instituo IBAVA Hélio Delamare, o mesmo foi assinado em duas vias e encaminhado para registro em cartório. Agora é só aguardar as novidades que irão vir ao decorrer das semanas. Queremos agradecer a empresaria Dra. Zuila Senra dona da Cafeteria Cheirin Bão de Queimados por ter cedido o espaço para o lançamento dos termos para o lançamento do Concurso de Redação Jornalística de Queimados e Japerí.