Por volta das 23h00 desta sexta-feira (8), horário local, em Brasília19h00, um forte terremoto de magnitude 6,8 atingiu o centro do Marrocos, tremendo cerca de 20 segundos, matando pelo menos 296 pessoas, segundo informou o Ministério do Interior do país. O epicentro foi nas montanhas do Alto Atlas, a 71 km da cidade de Marrakech, e a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. Um tremor subsequente aconteceu 19 minutos depois.
No momento dos tremores, uma comitiva com autoridades brasileiras estavam visitando uma área histórica de Marrakech, apesar de terem sentido o impacto do tremor, nada aconteceu com a comitiva. A comitiva faz parte de uma delegação brasileira com representantes da região do Rio Grande do Sul, composta por prefeitos, secretários e o vice-governador do Estado do rio Grande do Sul Gabriel Souza e a Vice-governadora do Ceará Jade Romero, além de jornalistas que estão no local para um evento da UNESCO.
De acordo com o ministério do interior de Marrocos, houve mortes em Marrakech e em várias cidades ao sul, como os municípios Al Hauz, Uarzazat, Azilal, Chichaoua, Tarudant onde houve grande destruição. Além das vítimas fatais, mais de 150 pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas. Segundo informações, todos que fazem parte da delegação brasileira estão bem, apenas sofreram com o pânico, susto e o medo de novos tremores e devem retornar ao Brasil neste sábado de acordo com a acessória de imprensa.