O líder do União Brasil na Câmara, Deputado Federal Elmar Nascimento (BA), disse nesta terça-feira (13), que o partido quer ajudar o governo Lula (PT), mas que não vai concordar com todos os projetos. A fala foi feita em entrevista para o canal pago GloboNews.
“A nossa expectativa é de colaborar, mas não significa dizer amém para todos os projetos. Tudo tem que ser na base do diálogo, como fizemos com o arcabouço [fiscal]”, explicou o parlamentar.
Nos últimos dias, Lula tem debatido com aliados mudanças nos seus ministérios. Ele vai retirar a ministra Daniela Carneiro do Turismo para colocar Celso Sabino (União Brasil-PA) no cargo. Juscelino Filho (União Brasil-MA), Alexandre Padilha (PT-SP) e Rui Costa (PT-BA) também correm riscos de serem exonerados.
Atualmente, a legenda diz que tem apenas dois ministérios, já que Daniela pediu desfiliação da sigla para se transferir ao Republicanos. A sigla cobra publicamente mais espaço no governo federal para devolver com votos na Câmara.
Daniela Carneiro não será mais ministra do Turismo
Na manhã de hoje, Daniela e seu esposo, o prefeito Waguinho, se reuniram com Lula. O presidente explicou que vai retirá-la do Ministério do Turismo, mas agradeceu os serviços prestados pela ministra e garantiu que a saída será feita de maneira honrosa.
O petista ainda disse que permitirá que Waguinho indique aliados para cargos no governo, além de receber recursos para Belford Roxo.
Elmar Nascimento não falou sobre a reunião, mas garantiu que não tem nada contra Daniela. Ele apenas ressaltou que a ministra deixou o União Brasil e, por conta disso, é impossível ser representante da bancada do partido no ministério.
“Tenho carinho pela Daniela, mas é um fato que ela pediu desfiliação do partido. Fica confuso ela representar o nosso partido no 1º escalão saindo do partido. Pode ser da cota pessoal do Lula, do partido, não”, concluiu.
Fonte: Nacional