A partir desta terça-feira (14), a aproximação de uma nova frente fria, além da circulação dos ventos em todos os níveis da atmosfera irão favorecer a formação de nuvens de chuva bem pesadas no Rio Grande do Sul. O risco para temporais com chuva forte acompanhadas de raios e rajadas de vento significativas é altíssimo.
O granizo é um tipo de precipitação da água em estado sólido. As pedras de gelo se formam no interior das nuvens cumulo nimbus (Cb), as nuvens de tempestade. As chuvas de granizo podem causar inúmeros danos, como a destruição de plantações e ferir pessoas e animais.
A situação é de perigo e a chuva será bastante intensa e poderá acontecer a qualquer hora do dia, com potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Já na quarta-feira (15), o oeste gaúcho amanhece em condições mais tranquilas, com sol e sem previsão de chuva. Mas o restante do estado ainda sofrerá com a chuva que poderá ser forte e intensa no decorrer do dia.
Após a chuva, temperaturas despencam no Rio Grande do Sul
O estado gaúcho têm registrado temperaturas altíssimas, acima dos 38°C por diversos dias consecutivos, mas com o avanço deste sistema frontal, além da mudança drástica na chuva, as temperaturas também despencam no estado no final desta semana.
As temperaturas mínimas vão oscilar de 9°C a 12°C a partir do sábado (18), decorrente da entrada de uma alta pressão atmosférica na retaguarda da frente fria, trazendo ventos frios do sul do continente.
As temperaturas máximas também vão oscilar bastante ao longo da semana, com uma queda significativa de 5°C a 7°C de diferença de uma dia para o outro. A maior diferença das temperaturas acontecem de sexta (17) para sábado (18).